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Faculdade Sistemas de Informação: Qualidade de Software

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Faculdade Sistemas de Informação: Qualidade de Software é uma disciplina do curso superior de Sistemas de Informação.



A disciplina de Qualidade de Software compõe a grade de cursos superiores relacionados à informática, tais como: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação, Engenharia de Computação, etc... Ela pode ter outras nomenclaturas tais como “Gestão da qualidade de software” e em vários cursos é apresentada como parte da disciplina de Engenharia de Software.

O que é a matéria de Qualidade de Software?

A matéria de Qualidade de Software tem por finalidade mostrar ao estudante os fundamentos necessários para se garantir a qualidade em um produto de software.

O que se estuda nesta matéria?

A disciplina de Qualidade de Software aborda o conceito de qualidade e mostra como ele pode ser aplicado ao produto de software. Em geral, o estudo da matéria se inicia com a definição de “qualidade”. O termo “qualidade”, aplicado a um software, não pode ser entendido como a ausência total de defeitos. Um software pode ter defeitos e ser um software de qualidade. A disciplina procura sempre apresentar o conceito de qualidade vinculado ao conceito de requisito. Um requisito é uma necessidade que o software deve atender. A qualidade de software pode ser definida como a conformidade software com os requisitos dele. Assim, o nível de qualidade de um software depende dos requisitos que foram especificados para ele.

A disciplina procura mostrar a relação entre o software e o processo utilizado para desenvolvê-lo. A Qualidade de Software tem como premissa que se o processo empregado na concepção de um produto não tiver qualidade, então o produto final também não terá. Assim a matéria traz para o estudante ferramentas para se promover a melhoria no processo de desenvolvimento de software. As principais são CMMI, MPS-BR e as normas ISO (ISO/IEC 9126, ISO/IEC 25010, etc...). Estes modelos visam aperfeiçoar e promover a maturidade nos processos das empresas desenvolvedoras de software. A disciplina explica os modelos principais. A seguir, farei uma descrição de alguns:

CMMI (Capability Maturity Model Integration):

O CMMI é um modelo de melhoria de processos estruturado em níveis. Ele tem por finalidade direcionar a empresa para o aperfeiçoamento dos processos utilizados para a concepção de software. Os níveis de maturidade apresentados pelo CMMI mostram em qual estágio de maturidade a organização se encontra com base na qualidade de seus processos. O modelo CMMI procura auxiliar a empresa a amadurecer o gerenciamento do processo de desenvolvimento de software.

MPS-BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro)

O MPS-BR pode ser entendido como um modelo análogo ao CMMI, porém, concebido e voltado para a realidade das empresas pequenas e médias brasileiras. Trata-se de um modelo estruturado também em níveis de maturidade. Para uma empresa adquirir a certificação MPS-BR é menos custoso do que a certificação CMMI. O MPS-BR foi concebido pela Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro).

ISO/IEC 9126

A ISO/IEC 9126 é uma norma que define um conjunto de atributos para caracterizar o nível de qualidade de um software.

A disciplina também aborda assuntos como testes de software, verificações e validações e métricas. As verificações e validações são técnicas para se garantir que o software foi feito de acordo com os requisitos, os testes de software consistem num processo contínuo para se constatar se o software possui defeitos e as métricas abrangem meios para se medir a qualidade. A qualidade pode ser medida, por exemplo, pela quantidade de defeitos encontrada em cada cenário de teste.

Como são as aulas?

Os professores explicam a matéria em sala de aula e exibem slides mostrando os conceitos.

Quais as dificuldades que encontrei no estudo da disciplina de Governança de Tecnologia da Informação?

Tive um pouco de dificuldades apenas em memorizar alguns conteúdos.

O que os professores da faculdade mais cobram?

Os professores esperam que os alunos entendam os conceitos e consigam analisar estudos de casos, confrontando-os com os modelos de maturidade (CMMI e MPS-BR), por exemplo.

Qual a contribuição desta disciplina para meu curso superior?

Como o meu curso foi voltado para o desenvolvimento de software, esta disciplina foi fundamental. A produção de um software se inicia muito antes de começar a digitar os códigos. Ela passa pela qualidade.

Abraão, graduado pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo



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