Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Ciências Econômicas: Comunicação e Expressão



Essa é uma disciplina de grande importância para a área de comunicação nos cursos como: Administração, Ciências Econômicas e Ciências da Computação essa é uma matéria que ensina a desenvolver recursos para utilizar a língua, por meio de textos orais e escritos, não apenas como veículo de comunicação, mas como ação e interação social. Sua carga horaria varia de 30 a 60 horas semestrais ou mensais e é geralmente, optativa.

O que é comunicação e expressões?

É uma matéria que se concentra na apresentação das comunicações, o uso dos recursos da nossa linguagem, e tem como objetivo geral ampliar os conhecimentos e vivencias de comunicação e de novas leituras do mundo por meio da relação de texto/contexto, vivenciando os processos específicos da linguagem e produção textual: ouvir e falar, ler e escrever – como veículos de integração social.

O que se estuda nessa disciplina?

A princípio, aqui vamos rever muitas coisas que vimos na matéria de português ao longo da vida escolar. Coisas como o conhecimento morfológico, sintático e semântico, fonético/fonológico, os fatores da textualidade: coesão e coerência, situacionalidade, informatividade, intertextualidade, aceitabilidade.

Claro que muita gente não lembra de todos esses temas, então caso tenha muita dificuldade com o material apresentado pelos professores de sua graduação, recomendo que procure os assuntos nos livros do ensino fundamental/médio, o conteúdo é praticamente o mesmo, porém a forma de apresentação é mais dinâmica e fácil de compreender, – particularmente falando, é claro – assuntos que dizem o que pode e não pode ser usado em determinadas tipos de publicações, por exemplo os tipos de advérbios que não podem ser usados em textos jornalísticos de acordo a certos critérios, são os advérbios de modo, lugar, tempo, negação etc. O conhecimento lexical também é abordado, no meu caso esse foi o primeiro tópico.

Como são as aulas?

Tive aulas teóricas para essa matéria, mais bem dinâmicas - isso varia de acordo ao critério de seu professor – com leitura de textos, oficina de leitura e produção de textos, aulas expositivas e interativas, seminários, trabalhos dirigidos e provas.

Quais são as dificuldades que encontrei nessa disciplina?

Dificuldade sempre aparece em alguma matéria, comigo acontece sempre, as vezes nas matérias mais simples – fazer o que né? – nessa eu tive dificuldade na parte de conhecimento linguístico. Isso mesmo, tive dificuldade em tudo, embora eu também faça faculdade de letras, eu não tive uma boa base escolar em gramática da língua portuguesa, – que diga-se de passagem é bem complicada – por isso recomendo máxima atenção na leitura dos livros que lhes forem indicados pelos professores. Pesquise, procure vídeos-aulas, tire duvidas em fóruns na internet ou encha seu professor de perguntas. Pois essa matéria requer uma dedicação a mais por ser tão detalhista e importante no mercado de trabalho.

Quais foram as cobranças em comunicações e expressões?

Aqui a cobrança é para que possa ser capaz de desenvolver: o universo linguístico do aluno, incorporando recursos de comunicação oral e escrita, ter a capacidade de leitura e redação, a partir da análise e criação de textos, poder ter um pensamento analítico e crítico, estabelecendo associações e correlações de conhecimentos e experiências, estabelecer seus recursos pessoais para identificação, criação, seleção e organização de ideias na expressão oral e escrita, desenvolver ou adquirir a atitude de respeito ao desafio que constitui a interpretação e construção de um texto.

Qual é a contribuição dessa matéria para meu curso superior?

Como dito anteriormente, essa é uma disciplina muito importante na comunicação, em todas elas. Pois quando falamos em comunicação, a abrangência é ilimitada. Na interação humana, a comunicação pode ser realizada por meio de um simples gesto, ou até por meio da complexidade de um texto científico escrito. Nessa matéria se vê desde a escrita mais simples até a mais avançada, como os textos científicos aliando o conhecimento da língua à formação do indivíduo crítico, consciente e participativo do processo de transformação social.

Boa sorte e bons estudos!

Layse Muryere G. Marques, acadêmica de Letras-Inglês na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA e de Ciências Econômicas no Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos