Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Ciências Contábeis: Administração do Relacionamento com o Cliente



Quando se pensar em contabilidade, temos que tomar o máximo cuidado para não perdermos a nossa humanidade, pois quando se trabalha muito com cálculos as vezes se esquece dos relacionamentos humanos, e para se fazer a contabilidade de uma empresa em primeiro lugar, temos contato com o proprietário desta empresa.

Relacionamentos

Último semestre do curso, eu nem acreditava que já iria me formar, inicio do decimo semestre, a diretoria da Faculdade nos informa que haverá algumas modificações nos horários e será implantada uma matéria nova. Bom o alvoroço começou, quando recebemos o horário estava lá, a nova matéria Comportamento Humano, até a primeira aula não tenhamos noção do que se tratava.

Primeira aula de comportamento humano, a professora chamava-se Cecilia, uma pessoa muito simpática, cordial comunicativa; começou as aulas não entendi o motivo daquelas aulas a matéria só tratava de relacionamentos entre pessoas, todo tipo de relacionamentos, comportamento humano, sinceramente não estava entendendo o motivo das aulas, eu estava em um curso de ciências contábeis e não de psicologia.

A minha dificuldade era entender o motivo das aulas, até aquele momento eu não estava relacionando aquelas aulas com meu curso, eu pensava “nada a ver” estou perdendo tempo, as aulas eram completamente teóricas, tenhamos uma dinâmica na sala, não eram aulas cansativas; porém eu ainda assim achava desnecessário aquelas aulas, nas aulas ministradas não se falava em contabilidade, e aquilo em minha opinião era desperdício eu realmente não entendia o motivo das aulas.

E assim foi os três primeiros meses, mas chegou um momento que eu estava cansada, então cheguei na Cecilia e falei, “ professora, gosto de suas aulas acho uma aula dinâmica, mas me perdoe eu não vejo relação da sua matéria com o curso de ciências contábeis”. A Cecilia sorriu e disse “uma empresa nasce de uma ideia, e ter ideias pensar é exclusivo do ser humano, uma pessoa pensa em abrir uma empresa ela vai procurar alguém que entenda, no caso um contador, aí você como contador pega uma calculadora um papel e uma caneta e começa a fazer contas para esta pessoa. Eu te garanto você perdeu um cliente em potencial”

Quando terminei de escutar o que a Cecilia falou, pedi licença e desculpas, e sai fui para a sala de aula e comecei a recordar as aulas, neste momento vi que as aulas de comportamento humano, serviam para entendermos as pessoas pois, cuidávamos de empresas mas as empresas só existiam porque pessoas eram proprietárias, e um dono de indústria por exemplo não pensava como um dono de uma loja de armarinhos; então eu como contadora deveria saber como conversar com cada um, e neste momento de conversa contador ficaria em repouso e entraria em cena o psicólogo, pois uma pessoa vem a procura de um contador para obter explicações e não contas.

Neste momento vi a importância das aulas, e vi também como é importante você ter um relacionamento com seu cliente, porque você pode ter o maior escritório cheio de funcionários, mas tem um momento que seu cliente que conversar com você não com funcionários. E você ter a sensibilidade de saber conversar com seu cliente é fundamental para seu crescimento, pois um cliente que confia em você com toda certeza irá te indicar, para outras pessoas.

E isso eu aprendi nas aulas de comportamento Humano.

Conclusão

Estar sempre aberto a novas experiencias, não tirar conclusões antecipadas, pois tudo que se aprende tem utilidade, exatamente tudo, no primeiro momento ate pensamos que não servirá de nada, como eu muitas vezes pensei, mas todas as vezes que eu tirei conclusões antecipadas me enganei.

Para, pensar e depois concluir.

Irene Gomes da Silva FNC Carapicuiba



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos