Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso de Ciências Contábeis: Contabilidade Societária



A contabilidade societária é um ramo da contabilidade, que em suma visa o trabalho em empresas que são sociedades, e adequar tais empresas as normas internacionais. A contabilidade societária tem suas regras estabelecidas e o trabalho relacionado a contabilidade societária é especifico.

Contabilidade tributaria

No sexto e sétimo semestre do curso de ciências contábeis, na minha definição foram os dois semestres mais complicados, pois foram os semestres onde tínhamos muita aula teórica e também foram os semestres onde nos foi dado a matéria de contabilidade societária; essa matéria era cem por cento teórico; pois estudávamos as leis de uma sociedade, foi difícil porque como eu pensava as “leis” ficaram para os advogados, e por este pensamento, para mim foi difícil entender a matéria.

Hoje sei que a dificuldade estava no que se diz ao período de criação da contabilidade voltada as sociedades, pois tais procedimentos , surgiram no ano de 2007, eu em particular não entendia o motivo de termos uma matéria dessas, a minha visão de contadores era outra , na verdade eu não tinha ideia de que um contador fazia a abertura de uma empresa, e se esta empresa fosse uma sociedade ela tinha suas leis, mas no decorrer das aulas, fui percebendo que a necessidade de entender as diretrizes estabelecidas para a sociedade era de fundamental importância.

Posso dizer que as dificuldades estavam mesmo, relacionas ao período de criação dessas leis societárias, pois as leis foram criadas no ano em que comecei o curso de ciências contábeis, e no ano de 2009 houve alteração na lei, e para entender essa alteração precisávamos entender a lei primeiro. E como a matéria nos foi dada exatamente no ano de sua primeira mudança, acho que se pode imaginar como estávamos perdidos.

As aulas

Os mestres que ministravam as aulas, conheciam a antiga Lei das Sociedades por Ações, eles também estavam aprendendo sobre a nova lei, no decorrer dos semestres fomos aprendendo e nos adequando. É claro posteriormente houve outras mudanças, mas as nossas dificuldades estavam sendo sanadas, os professores eram pacientes pois como disse eles também estavam aprendendo.

Eram aulas teóricas, no início das aulas achava maçante, mas no decorrer dos dias eu fui gostando muito da matéria, até porque percebi que quando eu não entendia uma matéria eu não gostava, mas quando eu passava a entender a sede de conhecimento surgia rapidamente, como eu disse a contabilidade societária no início foi maçante, mas no final foi uma das matérias que eu mais gostei.

A matéria ficou muito mais prazerosa quando o mestre nos disse “ sou professor, mas isso não quer dizer que tenho todo conhecimento do mundo, com essas novas diretrizes eu estou aprendendo com vocês, neste caso virei aluno também”

Conclusão

O maior aprendizado que obtive nesta matéria foi; aprendemos a cada dia por mais que sabemos algo, sempre há o que aprender.

Irene Gomes da Silva FNC Carapicuiba



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos