Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Engenharia Civil: Resistência dos Materiais



A matéria Resistência dos Materiais é um ramo da Mecânica que estuda as forças externas aplicadas a um corpo e a intensidade das forças internas neste corpo. Basicamente é o estudo de como as estruturas devem ficar estáticas,mesmo com as diversas forças atuando sobre elas, afinal, uma ponte não pode se mover toda vez que um caminhão de grande carga a atravessa.

Opinião sobre a matéria

Esta matéria está no topo das reclamações dos alunos de engenharia, salvo raras exceções. Eu diria que tanta reclamação está no fato de que esta matéria é derivada da matéria Física, em que muitos alunos não tiveram uma boa base de conhecimento.

Em defesa da Resistência dos Materiais, eu diria que não é tão difícil de aprender assim, quando de fato, se quer aprender. A maior dificuldade é a nossa própria mente que impõe quando temos uma certa resistência à matéria antes mesmo de conhecê-la.

Para quem gosta de cálculo e raciocínio lógico, é um prato cheio, principalmente porque são cálculos aplicados a situações reais que ocorrem na engenharia.

O que se estuda na matéria

Por ser bem extensa, a matéria se divide em duas partes,sendo a primeira estudados os conceitos básicos das propriedades mecânicas (resistência, resiliência, dureza, tenacidade, entre outras), conceito e tipos de tensão (tração, cisalhamento, compressão, flexão, torção).

Na segunda parte, são aprofundados os conceitos e também vistos: flambagem de colunas, projetos e deflexão em vigas e eixos, cargas combinadas, círculo de Mohr, propriedades geométricas de uma área, entre outros. Vamos focar apenas na primeira parte, por enquanto.

Os conceitos são bem teóricos no início,mas é importante aprendê-los, pois são aplicáveis aos materiais empregados na construção civil, principalmente em relação ao aço.

É possível que o professor ministre as primeiras aulas em laboratório para uma melhor visualização do que está sendo explanado. Conforme as aulas avançam, são focadas mais nos cálculos propriamente ditos.

Como são as aulas

A maioria das aulas são ministradas em sala de aula, com muita teoria e cálculo. As primeiras aulas podem ser em laboratório. Os cálculos são simples de serem aplicados, desde que o aluno consiga interpretar a questão. No fim do semestre é comum o professor pedir que os alunos apresentem um projeto em sala em que se aborde um dos temas ministrados.

Neste caso, é necessário muita criatividade e colocar a cabeça para pensar ao desenvolver um projeto que mostre na prática e com cálculos comprovados, as tensões atuantes no material.

Principais dificuldades

As dificuldades apresentadas pelos alunos pode ser devido à uma base fraca de Física e Mecânica. Outra dificuldade pode ser em relação à interpretação das questões para a correta aplicação das fórmulas. É indicado ao aluno estudar bastante a teoria e os conceitos, não desprezando a importância dos mesmos.

A minha maior dificuldade na época em que estudava esta matéria, foi sem dúvida a aplicação dos conhecimentos adquiridos em um projeto que comprovasse toda aquela teoria. Ao mesmo tempo em que foi um grande desafio, foi também um grande estímulo procurar alternativas para construir “engenhocas”, afinal engenharia também é criar e reinventar.

Conclusão

A Resistência dos Materiais é uma das matérias indispensáveis no curso de Engenharia Civil e dominá-la significa que você será bem sucedido nas matérias subsequentes que tem relação com estruturas, como Concreto Armado e Estruturas Metálicas. É uma matéria básica para quem quer seguir carreira de engenheiro calculista.

Saber o comportamento dos materiais quando submetido a determinadas cargas é fundamental para qualquer calculista de sucesso. Mesmo para aqueles que não pensam em se especializar nesta área, é importante entender o comportamento da estrutura, se quiser ser apenas executor de obras.

Viviane Alves, engenheira civil pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos