Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores


Faculdade de Pedagogia: Métodos de Pesquisa

Home » Pedagogia

Faculdade de Pedagogia: Métodos de Pesquisa é uma disciplina do curso superior de Pedagogia.



Esta disciplina pode ser conhecida também como Princípios e métodos da Pesquisa em Educação, a vi no período de meu curso de Pedagogia na Universidade Estadual Vale do Acaraú, Instituto Dom José de Educação, situada em Fortaleza, Estado do Ceará, com sede no município de Acaraú também no Estado do Ceará. A Disciplina possui uma carga horária de sessenta horas. É uma disciplina que te permite conhecer os pressupostos e características da investigação científica. As abordagens qualitativas e quantitativas da pesquisa em educação, os procedimentos teórico metodológicos da mesma.

Princípios e métodos da Pesquisa em Educação

É o estudo da formação do professor pesquisador para que este venha a produzir projetos de pesquisa que contemple os pilares da aprendizagem: aprender a aprender, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. É possível aprender a utilizar as técnicas na abordagem compreensiva (qualitativa) para aplicação de instrumentos que contemplem aspectos de manifestações da vida escolar e apresentar as alternativas de solução para os problemas identificados tendo como foco a produção de textos.

Conteúdo programático

Vimos à Relevância da pesquisa em sala de aula com os seguintes tópicos: Pesquisa em sala de aula: fundamentos e pressupostos, níveis de aprendizagem dos alunos: (SAEB) e (SPAECE), formação do educador- pesquisador. O projeto em sala de aula com os subtemas: A importância do projeto, a elaboração de projeto, aplicação e coleta de dados, análise dos dados coletados, e avaliação do projeto. O projeto nas séries iniciais com os subtemas: o aluno e a pesquisa, as dificuldades e as vantagens da pesquisa em sala de aula, os recursos para a pesquisa (biblioteca, internet, revistas, artigos e jornais).

Metodologia da disciplina

Estudamos esta disciplina fazendo aulas expositivas; Discussão de textos, elaboração de esquemas, fichamentos, resumos e resenhas sobre os textos trabalhados, debates, avaliações parciais em grupo e produção de trabalhos individuais e grupais.

Avaliação

Fomos avaliados na faculdade, pelo professor, pela pontualidade e assiduidade nas aulas, participação nas discussões e nos trabalhos, apresentação de seminários e avaliação individual. A nota é dividida em três etapas denominadas de N1, N2, e N3, no final somam-se as três e tira-se a média. Normalmente a N1 é a avaliação através da presença do aluno em sala e sua participação durante a aula, a N2 é a avaliação do seminário, e do desempenho dos trabalhos paralelos realizados em sala, já a N3 é a avaliação final. O professor cobra que a partir desta disciplina o aluno seja capaz de fazer projetos através de pesquisas, assim como também que saiba utilizar as técnicas da abordagem compreensiva na vida escolar e apresentar as alternativas de solução dos problemas identificados tendo como foco a produção de textos.

Bibliografia utilizada pelo professor

Estudamos através de uma apostila elaborada pelo professor, composta por vários artigos sobre o tema e também pelo livro: A construção da pesquisa em educação no Brasil, da Liber Livro Editora, do autor Bernadete Gatti, é um excelente livro que traz todas às informações necessárias sobre o assunto pesquisa em educação.

Opinião sobre a disciplina

Foi uma excelente disciplina na faculdade, bastante proveitosa, considerando que o professor hoje tem sempre que estar pesquisando e inovando em sala de aula, esta disciplina é prática e permite despertar no professor a importância dos métodos de pesquisa para que o mesmo possa trabalhar de forma proveitosa e atualizada em sala de aula.

Aprendi muito também sobre os projetos que são essenciais em toda escola, pois é através dos projetos que podemos mostrar ótimos trabalhos direcionados a educação, a formação do mesmo deve ser adequada ás turmas e possuir temas relevantes para a qualidade da educação, pois o objetivo dele deve ser sempre a melhoria sobre determinado assunto que às vezes a escola não sabe como lidar ou possui pouco conhecimento e por isso não sabe como solucioná-lo ai então projeto serve para isto para solucionar de forma cabível aquele determinado problema.

O principal objetivo da disciplina mesmo é tornar o aluno conhecedor da importância de se formar professores atualizados, constantes pesquisadores e que estes saibam transformar estas pesquisas em projetos a ser trabalhados na escola, na família, na comunidade, em sala de aula e em tudo mais que de forma responsável faz parte do sistema educacional.

Disciplina Fundamental na formação do professor e que merece ser vista constantemente, mesmo depois da conclusão do curso, pois será uma ferramenta para o professor construtivista.

Francisca Cleide Lima Freitas



Faculdades no Brasil
SP   /   MG   /   RJ   /   ES   /   PR   /   SC   /   RS   /   GO   /   DF   /   MS   /   MT   /   BA   /   SE   /   AL   /   PE   /   PB   /   RN   /   CE   /   PI   /   MA   /   TO   /   PA   /   AM   /   RO   /   AC   /   AP   /   RR
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Nutrição
ÁREAS:
  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2023   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.