Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Desenvolvimento Sustentável. Faculdade de Engenharia de Produção



Nos dias de hoje ouvimos muito falar em sustentabilidade e desenvolvimento sustentável; mas muitas pessoas, não tem ideia do que realmente se trata e a quem envolve. Posso dizer que esses dois itens estão ligados diretamente aos meios de produção, consequentemente estão ligados a profissão de Engenharia da Produção.

O que é desenvolvimento sustentável?

Vou começar citando a definição mais utilizada a respeito do desenvolvimento sustentável “ o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, preservando as espécies e os habitats” – Relatório Brundtland

Por esta definição podemos observar que o desenvolvimento sustentável está diretamente ligado aos meios de produção para consumo humano. Porem observamos que a responsabilidade não cabe só as indústrias, os consumidores também têm essa responsabilidade.

As aulas – o que aprendemos

A primeira pergunta que o professor fez quando começou as aulas, foi o que era o desenvolvimento sustentável; ele obteve várias respostas diferentes, porem todas coerentes, até mesmo porque nos últimos 10 anos ouvimos falar muito em desenvolvimento sustentável, e por mais que a pessoa não se interesse pelo assunto, escuta em rádios e televisão então acaba tendo uma noção.

Diante das respostas obtidas, na sala de aula o professor começou as aulas nos explicando exatamente o que é o desenvolvimento sustentável e a sua relação com o profissional de engenharia da produção.

Aprendemos que o desenvolvimento sustentável está ligado diretamente as indústrias, ele citou alguns exemplos como a indústria de celulose por exemplo, uma indústria nesse ramo necessita de matéria prima abundante (arvores).

Aprendemos que o início de um desenvolvimento Sustentável como aí, pois esse tipo de empresa utiliza um tipo de matéria prima, que se não for reposta afeta toda a natureza. Então esta industrias necessitam de um plano de recolocação de arvores, aí começa o desenvolvimento sustentável. Aprendemos também que não é só isso.

Vimos que industrias despejam dejetos e necessita de um local apropriado, para que não polua rios, aprendemos que o desenvolvimento sustentável está nas coisas mais simples, como por exemplo a coleta seletiva de lixo, separar papel de plástico, de alumínio, de vidro e assim por diante.

Uma curiosidade, é que as empresas que acham soluções e mantem o seu desenvolvimento sustentável, recebem prêmios e certificados de qualidade.

Aprendemos que para que ocorra o desenvolvimento sustentável é necessário que se tenha harmonia entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente. Aprendemos também que existes vários meios de se obter o tão almejado desenvolvimento sustentável, e este se estende a todos não só as empresas.

Tivemos alguns exemplos como Incentivo ao transporte solidário (um veículo circulando com várias pessoas), Combate ao desmatamento ilegal de matas e florestas, combate à ocupação irregular em regiões de mananciais, criação de áreas verdes nos grandes centros urbanos, manutenção e preservação dos ecossistemas, valorização da produção e consumo de alimentos orgânicos, respeito às leis trabalhistas, não utilização de mão-de-obra infantil e trabalho escravo, uso da Gestão Ambiental nas indústrias, empresas prestadoras de serviços e órgãos públicos, Implantação, nos grandes centros urbanos, da técnica do telhado verde.

Além destes exemplos, tivemos vários outros, aprendemos que mudanças de hábitos ajudam e muito no desenvolvimento sustentável de todos.

As aulas teóricas e praticas

As aulas desta matéria foram divididas em teóricas e práticas, curiosidade, foi que no dia a dia dos alunos, começamos a praticar alguns hábitos, como deixar de utilizar os copos descartáveis da universidade, combinamos que cada um levaria seu copo para beber agua ou café ou qualquer outro liquido, e começamos a contar quanto economizaríamos com esta atitude, foi incrível o resultado.

Cada aluno economizou no ano mais de mil copos descartáveis.

Fizemos também um sistema de reciclagem de papel, uma coisa bem simples, e deu resultados foi incrível, montamos uma recicladora de papel bem simples mesmo, é claro o papel não ficava branquinho como estávamos acostumados, mas utilizávamos nas cópias de provas, em copias de textos, servia muito bem.

As dificuldades

Não tive dificuldades nesta matéria, o que realmente foi um pouco mais, demorado, digamos assim foi a mudança de certos hábitos. Mas entender a matéria e do que se tratava não tive dificuldades.

Conclusão

O desenvolvimento sustentável não diz respeito apenas a indústria, todo ser vivente necessita se desenvolver, e com sustentabilidade, iniciar mudanças de hábitos como por exemplo deixar de utilizar sacolas plásticas já é um começo. Devemos pensar no mundo como o lar de todos e devemos cuidar para que não acabe os recursos naturais.

Diego Hipolito Engenharia de Produção Uninove - 2013



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos