Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Disciplina: Direitos Humanos. Faculdade de Pedagogia



Esta disciplina pode ser conhecida também como Direitos Humanos e Cidadania, a vi no período de meu curso de Pedagogia na Universidade Estadual Vale do Acaraú, Instituto Dom José de Educação, situada em Fortaleza, Estado do Ceará, com sede no município de Acaraú também no Estado do Ceará.

A Disciplina possui uma carga horária de sessenta horas. É uma disciplina que te permite conhecer e compreender as bases dos direitos humanos e sus história, despertando assim o interesse dos alunos pela busca de soluções que afeta a cidadania e os direitos individuais e coletivos. Nos torna seres mais atuante e responsáveis.

Direitos Humanos e Cidadania

É uma disciplina que nos permiti refletir sobre os princípios e valores da democracia, dignidade, e das variáveis políticas para uma sociedade justa, livre e solidária, para que venhamos nos tornar seres conhecedores de nossos direitos e deveres, e assim possamos lutar por uma vida mais digna e justa.

Conteúdo programático

Vimos os Fundamentos dos direitos humanos, cidadania e democracia. Os direitos políticos, econômicos, solidários e a declaração Universal dos Direitos Humanos. Os movimentos sociais, as mídias, o racismo e o preconceito, os conceitos de gênero e suas relações, os diversos tipos de violência contra o ser humano e as formas de evitá-las, e a desvalorização de determinados grupos tais como os negros, índios, mulheres e todos aqueles que por algum motivo são tratados diferentes na sociedade.

Metodologia da disciplina

Construímos uma mandala dos Direitos Humanos com recortes de revistas, jornais, e livros. Formando um painel circular com todos os temas abordados em sala, discussão dos temas sobre os direitos humanos, civis, políticos e solidários, contando sobre nossas experiências e sobre o nosso cotidiano, tais como situações presenciadas no dia a dia, utilizando a música, teatro, textos e pinturas. Debates sobre a pratica de inclusão e exclusão de diferentes grupos, Apresentação de seminários e avaliação final.

Avaliação

Fomos avaliados pelo professor pela pontualidade das aulas, participação nas discussões e nos trabalhos, apresentação de seminários e avaliação individual. A nota é dividida em três etapas denominadas de N1, N2, e N3, no final somam-se as três e tira-se a média.

Normalmente a N1 é a avaliação através da presença do aluno em sala e sua participação durante a aula, a N2 é a avaliação do seminário, e do desempenho dos trabalhos paralelos realizados em sala, já a N3 é a avaliação final. O professor cobra que o aluno tenha realmente entendido os processos que envolvem todos os nossos direitos como cidadãos e que saibamos formar um mundo mais solidário e digno para todos.

Bibliografia utilizada pelo professor

Estudamos a disciplina Através de pesquisas feitas na internet sobre os temas, através de artigos e do livro Direitos Humanos e cidadania da Editora Moderna, ano 2001, de autoria de Dalmo de Abreu Dallari.

Opinião sobre a disciplina

Foi uma disciplina muito boa, aprendemos muitas coisas que antes não sabíamos nem que existia. Analisamos muitas situações e fizemos vários estudos de casos que englobam os nosso direitos e deveres enquanto cidadãos.

Vimos como nos tornar seres mais solidários e atuantes na sociedade, formadores de nossa própria história, vimos como evolui os direitos humanos no Brasil e sua importância na luta dos direitos sociais, o movimento estudantil e sua importância, a questão das mídias e seu respeito ou desrespeito com os direitos humanos. Aprendemos sobre o preconceito, as desigualdades sociais, que tornam muitas raças miseráveis.

Vimos a luta dos povos indígenas as comunidades quilombolas, e conhecemos também a lei contra o racismo. Vimos o conceito de Gênero, a violência contra a mulher e a Lei Maria da Penha. Gostei muito dessa disciplina pois é de uma importância relevante, e que nos mantêm conhecedores de todos os atos que envolvem as mudanças necessárias para que possamos nos tornar seres humanos melhores e que saibamos respeitar o próximo pois somos todos iguais em direitos e deveres, ninguém é melhor do que ninguém, nem ao menos por ser diferente.

Vimos nas lutas sociais a conquista dos nossos direitos e trazendo para o hoje sabemos que essas lutas podem nos garantir mais conquistas como por exemplo a garantia de continuidade desses direitos para que este não nos venha a ser tomados, isso chama-se a importância das lutas sociais, dos movimentos que nós como cidadão temos o direito de fazer. É uma disciplina que ensina pra vida.

Francisca Cleide Lima Freitas



 

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