Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso Superior de Direito: Disciplina Filosofia



O que é a Filosofia?

A filosofia é um ramo do conhecimento que reflete a respeito da existência do homem no mundo, da vida e de várias questões relacionadas ao existir. Eu vi esta disciplina no segundo período do curso de Direito e ela me fez perceber o quanto que é importante questionarmos sobre a essência do homem e da vida em sociedade para nos tornarmos seres conscientes de nosso papel enquanto futuros profissionais a entrar em contato com múltiplas realidades diversas.

O que se estuda nesta matéria?

A matéria de filosofia foi dividida em três unidades, conforme o conteúdo a ser visto.

Na primeira unidade, as aulas se deram em torno da Filosofia Pré-Socrática - assim chamada por se referir aos filósofos que antecederam Sócrates na história da Filosofia –, desenvolvida por volta do século VI a.c. A filosofia pré-socrática tinha como um traço característico o pensamento de que, ao contrário do que muitos outros pensavam na Grécia Antiga, não se deveria explicar os fenômenos da natureza tendo como base o misticismo, o sobrenatural. Entre os pensadores dessa fase, encontram-se Tales de Mileto, que acreditava que a origem da matéria se liga à água, e Heráclito, por exemplo, que é considerado o pai da dialética.

Na segunda unidade vimos os filósofos mais conhecidos, como Sócrates, Aristóteles e Platão. Sócrates, o autor da frase “só sei que nada sei”, dizia que a opinião pessoal de um homem não pode ser considerada como conhecimento e propôs o método da ironia ou maiêutica, que era uma série de perguntas feitas ao sujeito para que ele traísse a si mesmo, caindo em contradição. Tal método pode ser utilizado no âmbito jurídico ao se interrogar testemunhas, por exemplo.

Na terceira unidade, as aulas foram principalmente sobre a ética – fazer o que é certo – e a moral – conjunto de valores que regem a conduta do homem em sociedade -, duas conceituações que dizem respeito ao comportamento do indivíduo e que por isso podemos percebê-las em nossas próprias ações. Além da diferenciação entre as duas coisas, vimos que na realidade a ética é um objeto de estudo da filosofia, enquanto que a moral é objeto de estudo preferencialmente da sociologia.

Como são as aulas

Como metodologia de aula, o professor utilizou as exposições de conteúdo, valendo-se de um Datashow. Em cada aula, era cobrado de nós a nossa participação nas discussões de forma intensa, uma vez que éramos responsáveis pela exposição prévia do conteúdo para que em seguida o professor fizesse as suas intervenções.

As avaliações se davam de forma diferente da habitual, já que os próprios alunos atribuíam aos outros parte das notas. Nessas ocasiões, deveríamos ter em mente os conceitos de ética e moral a regular a nossa conduta com o relativo poder que havíamos recebido em nossas mãos. A noção de justiça também era discutida e questionada por nós, conflitando com a subjetividade de cada indivíduo que pode fazer com que aquilo que parece justo para um, possa não ser para outro.

Essa metodologia de avaliação se mostrou inovadora e esclarecedora, já que através dela podíamos revisar o próprio conteúdo visto ao mesmo tempo em que o sentíamos atuar em nossa conduta na prática.

Contribuições e desafios

O maior desafio sentido, tanto por mim quanto pelos colegas de classe, foi em lidar com os pensamentos de Filósofos que nem sempre eram fáceis de se compreender, já que a escrita e as ideias delineadas por eles na maioria das vezes não eram claras, objetivas e precisas, o que exigia de nós uma capacidade de interpretação maior do que cobrado em outras disciplinas.

Para mim, a maior contribuição do estudo da Filosofia no curso de Direito se deu nas discussões sobre a ética e a moral. que podem ser verificadas, principalmente, na conduta do profissional bem como na do próprio cliente.

Carlos Xavier, estudante de Direito.



 

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