Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso Superior de Matemática: Álgebra



Avalio a disciplina Álgebra como sendo elementar para o estudante de licenciatura em Matemática ou cursos afins, uma vez que lecionar a matéria requer esse conhecimento, a partir dos anos iniciais do ensino fundamental.

Objetivo da disciplina

Na matemática, a disciplina Álgebra visa à realização de operações, com a utilização de números, letras e símbolos, através da análise das estruturas, seus relacionamentos e quantidades em busca de decifrar as incógnitas, ou seja, resolver as equações. A forma algébrica mais comum é o polinômio.

Em se tratando no estudo da matéria, o curso visa elucidar as propriedades aritméticas, bem como mostrar a relação entre elas, nas operações.

A álgebra cria uma linguagem própria para resolver problemas numéricos, sem precisar saber exatamente do que se trata, utilizando as famosas e já conhecidas “fórmulas”.

No curso de Matemática, as disciplinas estão diretamente ligadas umas às outras, sendo comum o estudo de matérias iguais, em várias delas. A álgebra também está presente nas disciplinas de Cálculo, geometria, trigonometria, etc.

A universidade e o ensino da Álgebra

A disciplina Álgebra, no Curso de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora é apresentada de forma extremamente teórica, não apenas a relacionando com sua utilização na prática esperada pelo profissional, mas também com o objetivo de promover um licenciando apto a realização de qualquer tipo de operação algébrica, da mais simples, a mais elaborada.

Entre as maiores dificuldades, estão as apostilas, muito teóricas, cheias de conceitos, que exigem conhecimento prévio profundo, ou seja, me obriga a relembrar matérias mais básicas, relacionadas a ela, para então conseguir compreendê-la.

Os professores cobram conhecimentos avançados, através de atividades e provas complexas, cujas resoluções devem ser apresentadas, juntamente com os cálculos completos. Na maioria das vezes, a prova segue um padrão diferente do estudado, com um grau de dificuldade muito superior ao esperado, através do estudo do material. Dessa forma, utilizo sempre vídeos e materiais complementares, bem como a troca de experiências com colegas, através dos fóruns de discussão.

Como o curso é realizado na modalidade à distância, os tutores precisam se empenhar mais em ser facilitadores de conhecimento, pois sempre que são indagados com alguma dúvida, remetem suas explicações à páginas de apostilas e vídeos da internet, não se prestando a ensinar de forma individualizada. Acredito que, na possibilidade de realização do curso de forma presencial, a absorção de conhecimento seria inúmeras vezes maior, e de forma mais descomplicada.

Teoria x Prática

Em se tratando de utilização dos conhecimentos algébricos, o primeiro passo é transformar as ideias em números. Depois, transformamos números em letras para que essas últimas criem expressões algébricas. Assim, surgem as fórmulas para resolver os problemas.

Avaliando a forma de apresentação da disciplina e comparando-a com a realidade apresentada nas escolas atualmente, principalmente nas públicas, acredito que tais conhecimentos tão avançados nunca serão usados em sala de aula, pela decadência do ensino e falta de interesse e comprometimento dos alunos.

A grade curricular da Universidade Federal de Juiz de Fora é bem complexa se comparada ás constantes em outras universidades. O lado positivo é que o graduado estará apto a resolver todo e qualquer tipo de cálculo algébrico. O problema está em concluir o curso, uma vez que vários alunos o deixam pela dificuldade de aprendizagem complexa.

Juliana Helena Mendes Fernandes Ciências Contábeis - 5° período - Universidade Estácio de Sá Matemática - 2° período - Universidade Federal de Juiz de Fora



 

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