Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Psicologia – Psicologia Jurídica



Saudações, psicólogos! Com prazer vos apresento mais um artigo, desta feita sobre a disciplina de psicologia jurídica.

O que é psicologia jurídica?

É um ramo de atuação profissional em psicologia que se relaciona com a área do direito. Geralmente essa relação ocorre no âmbito do direito criminal, mas pode ocorrer em outras. É comum que o psicólogo seja consultado em casos específicos de disputas de guarda ou para realizar avaliações psicológicas de indivíduos tidos com desequilíbrio das funções mentais e que estejam sendo acusados ou considerados como vítimas de algum crime.

O que se estuda nessa disciplina?

Nesse contexto se estuda as origens dessa área de atuação e principalmente alguns conceitos do direito criminal que o psicólogo precisa estar a par para poder atuar nesse âmbito. Um deles é o termo imputabilidade e seu antônimo, inimputabilidade, os quais se referem à questão de possibilidade de atribuição de caráter de culpa ou intenção em cometer um delito a um sujeito mentalmente debilitado. Também são trazidas informações sobre os documentos que o psicólogo pode produzir para auxiliar os juristas a se posicionarem em seus julgamentos e exemplificados modos de redigir esses papéis.

Como são as aulas?

É um conteúdo baseado no linguajar do direito, portanto, mais denso e maçante. Chega a ser ruim de ouvir certos termos.

Quais as dificuldades que eu encontrei no estudo desta disciplina?

Não esteve essa disciplina no rol das que eu mais gostei, eu praticamente quase não aprovei nela e até hoje não sei o que um psicólogo perito faz. Pareço ter desenvolvido algum tipo de bloqueio relacionado ao direito devido a alguns pequenos embates com advogados de atuação duvidosa em casos de pedidos de manutenção do auxílio doença para pacientes de um CAPS o qual eu atuei como estagiário.

O que os professores da faculdade mais cobram?

É preciso compreender bem as funções que o psicólogo pode fazer no sistema jurídico, as posturas que se pode tomar diante das demandas trazidas pelo judiciário e o modo como se redige os documentos oficiais a serem elaborados para o juiz.

Qual a contribuição desta disciplina para o meu curso superior?

Tenho a dizer sobre ela que foi uma etapa que teve que ser vivida para que eu me tornasse apto a conseguir meu diploma, uma vez que não era uma disciplina optativa e se fosse eu certamente não a escolheria para fazer.

Como foi a minha graduação em Psicologia?

Minha graduação durou oito anos devido a diversos fatores. Momentos com mais empenho e momentos com menos empenho, assim como momentos com mais dinheiro e momentos com menos dinheiro. Variou conforme o meu amadurecimento pessoal também.

Consegui me observar transitando pelos três perfis básicos que circulam numa universidade: aqueles adolescentes malandros que saem do segundo grau achando que a graduação vai ser a mesma barbada do ensino médio; os jovens que já estudaram algumas disciplinas e começam a frequentar alguns cursos de extensão, mas continuam em dúvida se esse é o seu curso mesmo e aqueles candidatos à formatura engajados à vida acadêmica, vinculados aos grupos de pesquisa e apresentando trabalhos científicos em tudo que é lugar.

Tudo isso acabou engrandecendo a minha graduação, pois me permitiu uma compreensão bem ampla sobre esse processo, a qual eu tento passar para os calouros através das minhas palestras e outras ações psicoeducativas e informativas. Ter passado por essa experiência e dessa forma me tornou um psicólogo diferenciado, muito mais num sentido daquilo que eu consigo observar do mundo e da psicodinâmica deste mundo à minha volta do que necessariamente de técnicas em psicologia clínica em si.

Esse trânsito confuso entre esses diferentes perfis de aproveitamento do processo de graduação por parte do aluno acabou me trazendo alguns problemas de direcionamento no meu currículo profissional que até hoje atuam como fantasmas na minha mente. Parece que essa compreensão diferenciada teve o seu custo. Espero poder ter te auxiliado na tua jornada.

Gratidão.

Alexandre Herzog, psicólogo CRP 07/21518, graduado em psicologia pela FACCAT RS.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos