Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Engenharia Civil: Tópicos de Informática



Introdução

A informática nos dias atuais é utilizada em todas as áreas do conhecimento. Este fato não quer dizer que os trabalhos antes da informatização eram de baixa qualidade, mas o objetivo maior do sistema é fornecer agilidade nos processos. Com a dinamização do sistema produtivo, é possível fazer mais atividades em menos tempo e com isso, aumentar de forma significativa o lucro. Além de todas essas situações positivas do sistema, existe o fato da informatização trazer uma facilidade na realização dos serviços. O trabalhador se esforça menos e produz mais.

A área da construção civil não poderia deixar de fazer uso dessa novidade. Ainda na faculdade de engenharia civil, o aluno aprende utilizar alguns softwares para determinar cálculos estruturais, para planejamento e gerenciamento de obras, para produção de textos e planilhas, enfim, existem inúmeras ferramentas usadas nesta área do saber.

1 – Os softwares usados na engenharia civil

Quando o aluno entra na faculdade de engenharia civil, ele já tem em mente que neste curso será necessário aprender usar além das ferramentas de informática básica e comum a outras áreas, ele precisará conhecer programas mais complexos. Neste curso, o aluno estuda uma disciplina chamada Sistemas computacionais. O objetivo dessa matéria é mostrar ao aluno a necessidade dele aprender os conceitos fundamentais da linguagem computacional e conhecer os softwares mais utilizados na construção civil.

O professor que ministra essa matéria tem conhecimento em informática. O aluno irá aprender com ele toda a parte teórica como: os conceitos fundamentais da informática, conhecer os sistemas computacionais e aplicativos, conhecer alguns softwares utilizados na engenharia e linguagem de programação, entre outros conceitos relevantes.

É importante que o aluno saiba aproveitar este curso, pois nas disciplinas como o orçamento e planejamento de obras, o professor subtende que o estudante já saiba trabalhar com o Excel por exemplo. Neste caso, o professor vai ensinar o aluno a produzir uma tabela manualmente. Não cabe a ele ensinar informática. Acredito que este curso de engenharia civil é um dos poucos que o aluno aprende e aplica a informática ao mesmo tempo antes de sair da faculdade.

Teoria das estruturas

Na disciplina de Teoria das estruturas, o aluno aprende a usar um software conhecido como FTOOL. Antes do estudante aprender jogar os dados do exercícios no programa, ele já é capaz de desenvolver todo o exercício manualmente. Os professores não deixaram de ensinar o aluno a trabalhar de forma manual. Na ausência do sistema, é importante que o profissional saiba lidar com diversas situações.

Orçamento e planejamento de obras

Na disciplina de Orçamento e planejamento de obras, o aluno tem a necessidade de saber além do Excel, alguns softwares muito utilizado no mercado de trabalho. O professor costuma indicar ao aluno as ferramentas mais comuns para facilitar os trabalhos do curso. Existem alguns softwares muito usados nestas áreas, como é o caso do MS Project, do RM Solum, do Scoow, do VOLARE, entre outros. Durante o percurso da disciplina, o professor demonstra para o estudante a necessidade dele fazer cursos complementares, pois a faculdade não tem esses cursos em sua grade curricular.

Cálculo estrutural

Para a disciplina de cálculo estrutural, conhecida como a mais difícil e uma das mais importante do curso, existem alguns softwares específicos para a elaboração de projetos estruturais. Como já havia dito antes, o aluno aprende na faculdade a calcular estrutura de concreto armado e estrutura metálica manualmente. O software é apenas uma complementação do conhecimento, já que o mercado de trabalho exige agilidade e dinamismo.

Conclusão

A disciplina Tópicos de informática presente na grade curricular do curso de engenharia civil, tem como objetivo mostrar para o aluno a necessidade de conhecer os sistemas computacionais. O curso traz a história e a teoria dos tipos de equipamentos desde o seu surgimento até a seu último modelo.

No entanto, quando este aluno ou profissional for atuar no mercado, fazendo uso dos softwares, ele já terá conhecimento de como funciona o equipamento.

Márcia Gonçalves, graduada em engenharia civil pela faculdade Metropolitana de Marabá-PA



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos