Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Engenharia Civil: Métodos de Pesquisa



A disciplina de Métodos de Pesquisa introduz aos alunos do curso de graduação em Engenharia Civil, bem como de outros cursos, os fundamentos da pesquisa e do método científico. Também conhecida como Metodologia da Pesquisa, é desenvolvida, na minha universidade, no 2° período, tendo como objetivo capacitar os estudantes para os diversos trabalhos de pesquisa que serão desenvolvidos no decorrer da vida acadêmica e profissional. É de caráter obrigatório e tem carga horária de apenas 30 horas.

O que é?

A disciplina tem como temas o método científico, as técnicas quantitativas e qualitativas de pesquisa e a elaboração de artigos para divulgação de resultados. De acordo com o método científico, ao observarmos um problema, devemos enunciar uma hipótese, testa-la com experimentos e, em seguida, analisar os resultados que obtivemos. Na disciplina de Métodos de Pesquisa, o primeiro passo para elaboração de um artigo científico é a aplicação do método acima descrito, garantindo replicabilidade do trabalho. O segundo passo é o desenvolvimento e estruturação do artigo em si, conforme as normas técnicas.

O que se estuda?

A abordagem da disciplina é bem ampla. Apesar da pequena carga horária, aprendemos a fazer uma correta aplicação de quadros, figuras e tabelas em trabalhos, segundo as normas ABNT, e discutimos temas como o plágio, por exemplo. Além disso, aprendemos a fazer revisão de literatura, a fim de encontrar pesquisas ou publicações da área, as quais podemos referenciar em nossos trabalhos; conhecemos o método científico, passando pela formulação dos problemas e das hipóteses; entendemos a importância de fundamentarmos a escolha do tema do trabalho com bons argumentos, isto é, elaborarmos uma justificativa; aprendemos técnicas de pesquisa relevantes, tais como a elaboração de questionários ou a entrevista de pessoas, entre outras formas de coleta de dados; somos orientados sobre como fazer a tabulação dos dados levantados por meio de tabelas, gráficos etc.

Como são as aulas?

As aulas são fundamentalmente teóricas. Após a abordagem breve dos conceitos, são desenvolvidos trabalhos sobre temas relacionados à construção civil, aplicando-se o que foi aprendido. O professor expõe oralmente e por meio de slides o conteúdo. Além disso, é disponibilizado material impresso aos alunos para estudo.

Quais são as maiores dificuldades?

A maior dificuldade encontrada por mim e por meus colegas foi a realização do teste das hipóteses, isto é, o levantamento de dados, pois muitas vezes faltavam recursos e não tínhamos os melhores instrumentos para coleta-los. E quando recorríamos a bibliografias e sites também não encontrávamos as informações específicas que precisávamos. Alguns colegas meus encontraram problemas até mesmo para escolha do tema que iriam abordar no artigo, pois a proposta era o desenvolvimento de um assunto pouco trabalhado por outros autores.

O que o professor de Métodos de Pesquisa mais cobra?

O professor estará atento para a aplicação do método científico no desenvolvimento do artigo. A parte mais avaliada, isto é, com maior peso na nota, é a parte de teste de hipóteses, na qual o professor atentará para as técnicas de levantamento de dados utilizadas. A utilização das normas ABNT também é muito cobrada.

Qual a contribuição para o curso de Engenharia Civil?

A disciplina é de fundamental importância para o futuro desenvolvimento de trabalhos, seja o Trabalho de Conclusão de Curso ou artigos científicos diversos, sobre temas voltados à construção civil, produzidos no decorrer da carreira do engenheiro.

Gabriela Giovana Born Schibelbein Marchioro, graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.



 

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