Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Como fazer um trabalho TCC, introdução, normas ABNT



Para muitos estudantes, a maior dificuldade em fazer trabalhos acadêmicos é a padronização através das normas da ABNT. Essas normas servem para facilitar e organizar a divulgação das pesquisas de modo que elas apresentem todos os elementos necessários para a compreensão do tema proposto e sejam bases fidedignas para investigações futuras.

Apesar de muitos encararem como um grande problema, as normas da ABNT tem o objetivo de facilitar a produção científica e, se compreendidas, podem ser aplicadas sem grandes dificuldades. Conheça abaixo como se fazer uma introdução de trabalho acadêmico.

O que é TCC

O TCC é cobrado normalmente nos cursos de ensino superior, é um trabalho obrigatório que faz parte do currículo acadêmico de um universitário. Utilizado para avaliar se o aluno irá finalizar ou não aquele curso.

Seu objetivo principal é o de iniciar e envolver o aluno no campo de pesquisas de cunho cientifico, sendo desenvolvida em formato de texto dissertativo, isto é, o aluno irá opinar e decorrer sobre um assunto.

Em cada local de ensino, é possível encontrar maneiras diferentes de serem exigidos os trabalhos de conclusão de curso. Entretanto, basicamente, ele é solicitado no final do ano do graduando, podendo ser em grupo ou desenvolvido de forma individual.

Além disso, em todos as situações existe um professor orientador, o qual irá guiar os alunos durante o período de desenvolvimento deste trabalho de pesquisa, desde o seu início até a finalização do mesmo.

Normas ABNT

Desenvolvendo o TCC

É bastante comum o TCC ser elaborado em etapas. Nenhum professor exige que ele seja feito de uma só vez.

O primeiro passo do aluno é o de delimitar um tema, o qual será o norte de todo o trabalho. Depois, a pessoa terá que fazer uma levantamento bibliográfico, isto é, buscar artigos que falem sobre o assunto escolhido.

Na maioria dos casos, o orientador solicita, primeiro, que seja feito um projeto no qual conste a justificativa da escola do tema, os objetivos daquele trabalho, hipóteses e outros tópicos.

Após realizar essas etapas, o aluno terá que desenvolver o artigo, que deve ser composto por introdução, desenvolvimento do tema e a conclusão. A quantidade de páginas varia de acordo com a universidade, porém sempre é acima de trinta.

Como fazer um trabalho acadêmico?

Basicamente, um trabalho acadêmico deve conter quatro partes obrigatórias, que são a Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências. Em trabalhos científicos e técnicos, é preciso também que seja explicitado o método utilizado para a realização da pesquisa. Essas cinco partes são etapas importantes para que o leitor tenha total compreensão do trabalho e da discussão levantada para, assim, dispor de meios para repetição, confirmação ou contestação.

Introdução:

Ao entrar em uma pesquisa, o leitor precisa primeiramente compreender o seu tema, objetivos e contexto inicial, que servem como base e norteamento para a compreensão geral. Se alguém começar a ler uma pesquisa sem compreender do que se trata em termos gerais, correrá o risco de desenvolver uma má compreensão ou mesmo uma incompreensão.

Por isso, a introdução é a parte inicial do trabalho. Ela deve apresentar o tema, ou assunto abordado, especificar quais são os seus objetivos, explicar como o trabalho é organizado, seja em partes principais, em capítulos, etc, descrevendo o que é discutido em cada parte e, é claro, explicitar a metodologia utilizada.

Como parte contextual, alguns trabalhos ainda demandam uma breve contextualização das situações que levaram o autor à problematização abordada, ou, como pode ser denominada, uma justificativa.

Normas ABNT para Introdução

A Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT, é uma instituição a qual formaliza os artigos científicos e também os tecnológicos.

É esta a organização que dita a maneira como deve ser formatado um texto cientifico, ou seja, padroniza os artigos.

Para utilizar é muito fácil, basta entrar no site da ABNT e baixar um PDF no qual consta todo o formato do texto exigido por eles. Na maioria das universidades é utilizado o sistema ABNT para formatar o trabalho de conclusão de curso. Eles mostram como deixar a fonte até o parágrafo.

Segundo as normas da ABNT, um artigo científico deve ter uma introdução de no máximo 500 palavras, que equivaleria a uma média de uma lauda, mas essa normatização pode variar a depender do formato e necessidades de cada trabalho.

Para a escrita técnica, a introdução inicia a paginação do trabalho. Deve ser formatada em um recuo de parágrafo de 1,25 cm e espaçamento entre linhas de 1,5 centímetros. É importante que a introdução seja escrita em linguagem formal, contenha coerência no tamanho e formato dos parágrafos e, se houver citações, que elas sejam referenciadas no trabalho. O alinhamento da introdução é sempre justificado e o texto, escrito em fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12 e 10, respectivamente.

Por Redaweb e redação



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos