Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Antropologia Social - Fundamentos sócioantropológicos da Educação



A Antropologia é um estudo que não pode ser feito isoladamente, não dá pra entender o homem sem entender a sua inserção social e os grupos que permeiam na sociedade em o homem está inserido. Essa uma disciplina do curso de Licenciatura Plena em Filosofia da UEPA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ), é uma matéria obrigatória, tem a carga horária de 60 horas e, é uma disciplina de cunho teórico.

O que é a antropologia social?

A antropologia é o estudo do homem, estudar o homem é complexo e demasiadamente difícil, pois o homem está inserido em diversas tribos e povos com costumes diferentes e até divergentes. A sociedade é o berço do homem, sua tribo diz muito sobre quem é esse homem e por que se comporta de tal forma.

O que se estuda nesta disciplina?

A disciplina estuda as tribos e os grupos humanos existente em cada época e em cada local, analisar primeiro a sociedade para então analisar o homem na sua individualidade, nos seus costumes, nas suas ideias. A busca dos primeiros antropólogos se deu, num viés de relatos etnográficos que consiste em estudar um objeto por vivencia direta da realidade onde este se insere, e a motivação se da pelo conhecimento de culturas diferentes, mas reunindo esses elementos para refletir sobre sua própria sociedade. A partir de então podemos ver que a percepção sobre o outro é ver a si mesmo, não uma imagem do outro refletido em nos, mais sim uma imagem diferente que acaba nos mostrando, ou seja, mostrando aspectos diferentes que ainda não foram vistos em nos.

Como são as aulas?

São aulas teóricas, que valorizam a experiência exposta por cada um e o debate.

Quais as dificuldades que encontrei no estudo dessa disciplina?

A dificuldade encontrada é a falta de respeito à diversidade de grupos sócias e uma compreensão equivocada do estudo do ser humano individual e do ser humano inserido na sociedade com seus respectivos costumes.

O que os professores da universidade mais cobram?

O professor cobra a leitura de livros de antropologia e resenha dos mesmos. Cobra também a participação nas aulas e a profundidade dos argumentos usados nos debates.

Qual a contribuição desta disciplina para meu curso superior?

A busca dos primeiros antropólogos se deu, num viés de relatos etnográficos que consiste em estudar um objeto por vivencia direta da realidade onde este se insere, e a motivação se da pelo conhecimento de culturas diferentes, mas reunindo esses elementos para refletir sobre sua própria sociedade. A partir de então podemos ver que a percepção sobre o outro é ver a si mesmo, não uma imagem do outro refletido em nos, mais sim uma imagem diferente que acaba nos mostrando, ou seja, mostrando aspectos diferentes que ainda não foram vistos em nos.

É uma disciplina de grande relevância para a filosofia, pois entender o homem e sua participação na sociedade é entender o que o homem pensa, porque pensa e como pensa. A sabedoria é adquirida a partir do momento em que observamos o homem e sua atuação na sociedade.

Sandra Regina Rodrigues Teixeira - Licenciada Plena em Filosofia pela UEPA



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos