Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


FIES aditamento para o aluno na Caixa, telefone e cadastro



O aditamento do FIES é um processo que ocorre normalmente e semestralmente em função da renovação dos contratos dos alunos que já tem contrato firmado com o governo federal. O termo aditamento significa editar ou acrescentar informações e no caso do FIES ele pode ser simplificado, quando não houver alterações contratuais ou não simplificado, quando houver mudanças em algumas das cláusulas do contrato.

Aditamento do FIES

O Ministério da Educação não disponibiliza o número de telefone específico para o FIES, mas atende pelo 0800 616161 que é um número geral do MEC para todos os assuntos relacionados a educação no Brasil.

Como fazer o cadastro no FIES?

Para fazer o cadastro ou a inscrição no Fies, primeiro é preciso observar o período estabelecido pelo MEC para o cadastro. Além dessa informação é necessário que o aluno esteja regularmente matriculado em uma instituição particular com avaliação positiva no Ministério da Educação.

Cumprindo todos os requisitos, o aluno deverá acessar o site https://sisfiesportal.mec.gov.br/ e preencher as informações do cadastro. Após o cadastro é necessário aguardar o parecer do MEC e estando tudo OK você deverá ir ao Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal para a assinatura do contrato.

A Caixa é o único banco que faz o financiamento estudantil?

Além da Caixa, o Banco do Brasil também faz o financiamento estudantil do governo, isto porque ambos os bancos são públicos federais e por isso atendem ao FIES. Talvez por uma questão de tradição é mais comum o pessoal procurar a Caixa que já tem uma tradição maior em financiamentos, como acontece com o financiamento habitacional.

O aditamento é necessário mesmo ou dá para fazer um contrato para todo o curso?

O contrato é para todo o curso, mas semestralmente é necessário sim o aditamento e portanto todo o semestre terá de ser feito a renovação do seu contrato para que o mesmo continue sendo ativo e tendo validade.

E quem não conseguiu fazer o cadastro?

De fato em 2015 houve muitos problemas para a emissão de novos contratos, em função de cortes no orçamento do governo federal para a educação. Com isso boa parte dos estudantes que desejavam o financiamento acabaram ficando na mão. Para casos como este a opção que muitos encontraram foi procurar ajuda na própria universidade e muitas delas ampliaram o crédito estudantil para atender a esses alunos.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos