Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso superior de nutrição: Comunicação e Expressão



Esta é uma disciplina de eixo básico em todos os cursos de graduação e pode apresentar outros nomes como Lingüística, Português, Comunicação e Informação, Interpretação de Textos dentro outros títulos similares. O seu estudo tem como papel principal preparar o aluno com técnicas de leitura e captação das mensagens que são transmitidas pelos diversos tipos de texto, bem como capacitá-lo na produção escrita favorecendo a comunicação e entendimento do seu publico alvo.

O que é estudado em Comunicação e Expressão?

Como a comunicação e a expressão de idéias se tornam mais efetiva nos anos de graduação, visto que é neste período onde está sendo construído um novo profissional, a introdução desta disciplina possui como premissa melhorar o desenvolvimento da língua portuguesa aprendida nos tempos do colégio, possibilitando a melhor compreensão do aluno dos materiais didáticos convencionais utilizados durante a graduação como livros, revistas, jornais, artigos especializados na área de nutrição.

Dentre as componentes que podem conter no curso para a formação do aluno são:

  • Comunicação (Definição, natureza da comunicação, dados, informação, significado e mensagem, elementos da comunicação humana, tipos de comunicação, formas verbais e não verbais da linguagem);
  • As funções da linguagem (referencial, emotiva, expressiva, conotativa, fática, poética e metalinguística);
  • Semiótica e Semiologia (Conceitos, categorias de pensamento e natureza)
  • Linguagem e persuasão
  • Elementos da linguística estrutural
  • A exposição oral (Conceitos e considerações gerais, o plano de exposição);
  • A exposição escrita (Conceitos, o plano de redação, considerações gerais, as pesquisas e a bibliografia, a redação definitiva.

Quais as principais dificuldades encontradas no decorrer do curso deste componente disciplinar?

Alguns alunos podem encontrar dificuldades e terem certa resistência a matéria devido a dificuldades com a gramática, deficiência tal que o mesmo carrega desde os tempos de colégio. Outros podem ter resistência quanto ao se expressar e comunicar em publico devido a timidez ou simplesmente por não estar habituado com essas novas situações, que durante o processo de graduação em qualquer área se torna bastante corriqueiro.

O que é cobrado pelos professores desta disciplina?

São diversas as atividades realizadas durante o curso desta matéria como tarefas individuais e em grupo, pesquisas bibliográficas, diversas leituras, produção de textos com temas variados e para diferentes tipos de publico e interlocutores, e estudo da gramática. Pode haver debates, júri simulado, estudo dirigido com a finalidade de exploração das idéias e o máximo aproveitamento do conteúdo proposto.

As avaliações podem ser objetivas, subjetivas e/ ou mistas prezando pela responsabilidade do aluno, assiduidade e pontualidade nos eventos propostos dentro e fora da sala de aula, a apresentação de trabalhos com conteúdos relevantes, forma de apresentação e domínio.

Livia Ribeiro Silva - Nutricionista (CRN 7333)



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos