Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores


Faculdade de Veterinária: Comunicação e Expressão

Home » Medicina Veterinária

Faculdade de Veterinária: Comunicação e Expressão é uma disciplina do curso superior de Medicina Veterinária.



Embora não seja uma eletiva da faculdade de medicina veterinária, considero o estudo da comunicação e expressão fundamentais.

Além de ser muito útil para o acompanhamento do curso, já que a fluência na língua portuguesa auxilia e muito na compreensão das literaturas indicadas, das provas e trabalhos, é fundamental para o desempenho profissional futuro.

Saber se comunicar e se expressar é um divisor de águas para uma carreira de sucesso. Mesmo que não seja muito útil com os nossos pacientes (os animais), é essencial para atender e lidar com os clientes (seus donos).

O que é comunicação e expressão?

Saber se comunicar e se expressar é fundamental para a vida acadêmica, a profissional, a social e até mesmo a familiar. Sobretudo nos dias de hoje, em um mundo cada vez mais informatizado e com formas alternativas de comunicação.

Mas você acha que sabe se comunicar bem? Sabe o que fazer com suas mãos durante uma apresentação, por exemplo? Sabe como se portar diante do público? Consegue expressar suas ideais com clareza? Sabia que existe até mesmo técnicas de respiração que te ajudam a relaxar?

Pois é, mesmo que a faculdade não te ofereça esse curso, vale a pena buscar uma qualificação para desenvolver aspectos importantes para a comunicação e expressão como: Apresentar-se de um novo jeito; Pensar sobre as dificuldades de falar em público; Disciplina; Concentração; Paciência; Respiração; Autoconsciência; Discurso Improvisado; Dificuldades de postura; Postura e Gestos.

O que se estuda nesta matéria?

O objetivo de se estudar a comunicação é melhorar o desempenho linguístico em todos os setores da vida do indivíduo, seja na sua capacidade de produzir textos de qualidade, de evitar uso de linguagem coloquial em situações que exigem formalidade, promover a expressão com clareza para uma melhir compreensão das ideais propostas ou mesmo para desenvolver uma redação mais técnica em textos científicos.

Para isso, o conteúdo programático estudado geralmente envolve: Níveis de linguagem; Seleção lexical (questões de precisão vocabular); Questões de pontuação; Adequação da forma e do conteúdo do texto aos interesses do leitor; Análise de modelos de documentos de Redação Técnica; O resumo e a resenha crítica; As relações de significado na construção do pensamento (aplicação prática da análise sintática); E a análise de textos e imagens quanto à construção e à expressão das ideias, tendo em vista a clareza e a coerência.

Como são as aulas?

São utilizadas estratégias didáticas, envolvendo psicopedagogia, conduzindo o aluno a se soltar e se expressar. Estas estratégias envolvem a métodos de aproveitamento máximo dos conhecimentos de Língua Portuguesa para uma melhor comunicação, discussões em grupo sobre questões assuntos diversos para o desenvolvimento da fala, realização de exercícios práticos e elaboração de trabalhos e apresentações individuais ou em grupo.

A minha maior dificuldade foi me soltar. A timidez atrapalhava e era muito difícil ser o centro das atenções e falar em público.

Quanto não se confia na própria oratória, a insegurança domina e a sua comunicação é fraca e a expressão não convence.

Praticar é muito importante para perder a inibição e se tornar um bom comunicador.

O que os professores da faculdade mais cobram?

Seu desempenho e participação nas apresentações dos trabalhos individuais ou em grupos. A sua comunicação e a forma de se expressar é avaliada e a nota também é baseada nesse critério.

Qual a contribuição desta disciplina?

O desenvolvimento da comunicação e expressão na minha vida curricular foi fundamental. No ensino fundamental e médio nós já começar a ser cobrados, mas é no ambiente acadêmico, preparatório para o profissional, que temos a maior oportunidade de moldar a nossa oratória. Somos mais cobrados e pressionados, já que disso dependerá em parte nosso sucesso profissional.

Para mim foi tão importante que resolvi me tornar professora, o que para alguém tímido era muito pouco provável. Mas quando a gente sabe o conteúdo e percebe que sabe se expressar, se torna mais confiante e passa a gostar de se comunicar com as pessoas, mesmo que não seja a sua prioridade.

Ana Carolina Braga. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense. Facebook: https://www.facebook.com/anacarolinabbraga



Faculdades no Brasil
SP   /   MG   /   RJ   /   ES   /   PR   /   SC   /   RS   /   GO   /   DF   /   MS   /   MT   /   BA   /   SE   /   AL   /   PE   /   PB   /   RN   /   CE   /   PI   /   MA   /   TO   /   PA   /   AM   /   RO   /   AC   /   AP   /   RR
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Nutrição
ÁREAS:
  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2023   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.