Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Direito: Disciplina Comércio Internacional



A vi no período de meu curso de Direito, pela Faculdade Cearense, localizada no centro de Fortaleza, Estado do Ceará. A Disciplina possui uma carga horária bem pequena de apenas vinte e cinco horas. É uma disciplina que te permite conhecer e analisar a história do comércio internacional, definição de aspecto econômico e aspecto jurídico, A MERCOSUL e OMC. As organizações de comércio internacional, e muitas outras coisas de importância relevante para a disciplina e seu aprendizado.

Comércio Internacional

Se define pelas trocas comerciais entre países, sendo necessário para isso as fronteiras e os territórios, para embarque e desembarque das mercadorias, tudo feito sobre inspeção da receita federal para garantir que os impostos estejam sendo pagos e para que não haja entrada nem saída de produtos clandestinos ou até mesmo drogas no nosso país.

Conteúdo programático

Vimos as organizações de comércio exterior, o litígio que são os conflitos de interesses iguais, carta de crédito, obrigações contratuais, a lei dos contratos, fontes do direito do comércio, aspectos econômicos e jurídicos e o histórico do comércio internacional.

Metodologia da disciplina

Estudamos esta disciplina fazendo aulas expositivas; Discussão de textos, elaboração de esquemas, fichamentos, análise de vídeos, resumos e resenhas sobre os textos trabalhados e apresentação de seminário.

Avaliação

Fomos avaliados pelo professor pela pontualidade das aulas, participação nas discussões e nos trabalhos, apresentação de seminários e avaliação individual. A nota é dividida em três etapas denominadas de N1, N2, e N3, no final somam-se as três e tira-se a média.

Normalmente a N1 é a avaliação através da presença do aluno em sala e sua participação durante a aula, a N2 é a avaliação do seminário, e do desempenho dos trabalhos paralelos realizados em sala, já a N3 é a avaliação final.

O professor cobra que o aluno tenha realmente entendido os objetivos da disciplina comércio Internacional, o processo de globalização, as determinações das taxas de câmbio, entre outras coisas relativas ao tema.

Bibliografia utilizada pelo professor

Estudamos a disciplina Através de uma apostilha elaborada pelo professor, composta por vários artigos sobre o tema; Livro: Comércio Exterior Brasileiro: SISCOMEX- importação e exportação. De José L. Vasquez.

Opinião sobre a disciplina

Gostei bastante da disciplina, o professor caprichou no material utilizado em sala, aprendi muita coisa sobre o Comércio internacional. Sobre O SISCOMEX que um sistema utilizado pelos fiscais no controle de entrada e saída de mercadorias do país, tudo passa por este sistema que é computadorizado.

Nesta disciplina você entende a importância do comércio exterior para o país e sua relação com a economia do mesmo. Foi uma disciplina muito boa, apesar de ter sido vista muito rápida, mas contribuiu de forma significativa para o curso.

José Nilomar



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos