Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Estatística e Probabilidade. Faculdade de Sistemas de Informação



A disciplina de Estatística e Probabilidade compõe a grade curricular de todos os cursos superiores da área de exatas. Além de compor também a grade de alguns cursos da área de humanas (administração, economia, etc...).

O que é a matéria?

A Estatística estuda um universo de dados, para se obter conclusões. A Teoria das Probabilidades tem por finalidade determinar a chance de um evento ocorrer dentro de um universo de eventos possíveis.

O que se estuda nesta disciplina?

Imagine que numa cidade de 500 mil habitantes, a prefeitura queira saber qual a opinião dos moradores sobre a qualidade do serviço de saúde. Ela pode entrevistar todos os habitantes um a um, mas a Estatística provê meios para que isto não seja necessário. Aqui entram em cena os conceitos de amostra e universo.

O conjunto dos 500 mil compõe o chamado universo. Uma amostra é uma parte dele. Pode-se elaborar este estudo entrevistando apenas parte da população. Esta parte pode ser constituída de 5 mil pessoas, por exemplo. A escolha dessas pessoas pode obedecer a certos critérios. A definição dos critérios de obtenção da amostra se chama amostragem.

A Estatística apresenta alguns conceitos fundamentais para se trabalhar com os dados: média, mediana, moda, variância e desvio-padrão.

A média de um conjunto de valores é obtida somando-se estes valores e dividindo-se pela quantidade deles. No caso das 5 mil pessoas, uma das premissas do estudo pode ser solicitar que cada uma forneça uma nota de 0 a 10 para a qualidade do serviço de saúde. Somando-se as notas e dividindo por 5 mil, obtêm-se a média atribuída ao serviço de saúde.

A moda é o valor que aparece em maior quantidade num conjunto de dados. No caso do exemplo, seria a nota que a maioria das pessoas atribuiu.

A mediana é obtida colocando os valores em ordem (crescente ou decrescente). Se a quantidade dos valores for ímpar, a mediana é o valor constante na posição central do conjunto. Se a quantidade for par, é a média obtida a partir dos dois valores do centro.

No conjunto: {1, 3, 6, 3, 8}, a mediana é o número 6

No conjunto: {1, 3, 6, 3, 8, 2}, a mediana é a média aritmética entre os dois valores centrais, ou seja, 6 e 3. Assim, a mediana é 4,5.

A variância é uma medida que mostra o quanto os valores de um conjunto estão distantes do valor central. Para obtê-la deve-se subtrair a média de cada valor, elevar ao quadrado, somar os resultados e dividir pela quantidade total de valores. Por exemplo, considere o conjunto: {1, 4, 7, 8}. A média entre estes valores é: (1+4+7+8) / 4 , que é 5. A variância é:

[ (1-5)2 + (4-5)2 + (7-5)2 + (8-5)2 ] / 4 = 7,5.

No caso de um conjunto do tipo amostra, o cálculo deve ser feito subtraindo-se 1 da quantidade de elementos. Ou seja, neste caso, a divisão seria por 3 ao invés de 4.

O desvio-padrão é calculado obtendo-se a raiz quadrada da variância. Ele representa o quanto os valores de um conjunto estão distantes da média.

A disciplina aborda também a Teoria das Probabilidades, que tem o objetivo de definir a chance de um evento ocorrer, em um universo de eventos possíveis. Considere um conjunto de 100 zebras sendo perseguido por um leopardo. A chance de um destes animais ser devorado é de 1 em 100, ou seja, 1%. Se uma única zebra estiver fugindo, a chance de ela ser devorada já sobe para 100 em 100, ou seja, 100%.

Como são as aulas?

O professor explica a matéria e realiza vários exercícios com os alunos.

Quais as dificuldades que encontrei no estudo da disciplina de Estatística e Probabilidades?

Não tive dificuldades nesta disciplina.

O professor possuía um material próprio muito bom e isso ajudou bastante.

O que os professores da faculdade mais cobram?

Basicamente, que o aluno entenda os conceitos e consiga realizar os exercícios.

Qual a contribuição desta disciplina para meu curso superior?

Esta disciplina fazia parte da grade obrigatória. Além disso, fornece os conceitos necessários para se desenvolver softwares que executem cálculos estatísticos, por exemplo.

Abraão George Halcsik, graduado pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo



 

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