Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Engenharia Elétrica: Métodos de Pesquisa



Entrar em um curso de graduação é sempre uma nova etapa para os estudantes, novos aprendizados, novas experiências e novos desafios. É necessário aprender a pesquisar, desenvolver ideias e entregar atividades e trabalhos seguindo normas e regras. A disciplina de métodos de pesquisa é disponibilizada com o objetivo de mostrar as principais etapas para conseguir desenvolver de maneira eficiente pesquisas e trabalhos.

O que é a disciplina de métodos de pesquisa?

Na universidade que estudo e em outras, ela é conhecida pelo nome “Metodologia de Pesquisa”. Esta disciplina busca mostrar aos estudantes métodos e técnicas para aprimorar a pesquisa e também normas e regras uteis para o desenvolvimento de um trabalho escrito.

Se comparar com as outras matérias do curso de engenharia elétrica, a disciplina de métodos de pesquisa é diferente para o estudante, pois na engenharia elétrica se está acostumado a usar física, matemática e o raciocínio lógico para solucionar problemas. Ao contrário disso, em métodos de pesquisa, o estudante se dá de frente com uma disciplina que o leva a aprender a seguir métodos, regras, a buscar a leitura e a escrever textos técnicos.

É o tipo de disciplina que ajuda muito o estudante no decorrer do curso, pois na área engenharia em geral, são pedidas muitas atividades onde é necessário pesquisar e desenvolver trabalhos mais complexos em relação aos trabalhos que os alunos eram acostumados a fazer, antes de adentrarem em uma graduação. Mas o principal ponto em que essa disciplina ajuda o aluno, é ao mostrar as bases da composição de um trabalho de conclusão de curso (TCC), tão temido por muitos estudantes.

O que se estuda nesta matéria?

Em geral, o foco da matéria é estudar os métodos que são usados para desenvolver trabalhos de pesquisa, dissertações e artigos. Quando fiz a matéria, o professor optou por ensinar aos alunos como desenvolver um trabalho com a estrutura de um TCC. Foi mostrado em sala as normas da ABNT e da ISSO, que são seguidas como padrão para desenvolver trabalhos acadêmicos no Brasil; como desenvolver a parte externa do trabalho e seus elementos pré-textuais, textuais e pós textuais.

Além disso, foram mostradas formas de fazer pesquisas científicas de maneira ágil, os mecanismos de busca que são usados para este fim e a maneira correta de fazer referências das fontes bibliográficas usadas no trabalho.

Como são as aulas?

A carga horária é pequena, em minha universidade, as aulas eram semanais. Cada semana o professor explicava alguma etapa do trabalho a ser desenvolvida, então mostrava algum método que facilitasse a execução do mesmo e lançava uma atividade relacionada ao conteúdo passado, para ser entregue na semana posterior.

Na minha opinião, a disciplina de métodos de pesquisa é de nível fácil, pois basta seguir uma metodologia para fazer e atender o que é pedido. Porém, por ela parecer simples, muitos alunos de engenharia acabam deixando a disciplina de lado para focar em outras mais complexas. Isso é ruim, pois leva a acumulo de atividades que precisam ser feitas.

Geralmente, a disciplina de métodos de pesquisa é disponibilizada apenas nos semestres finais, quando os alunos estão prestes a iniciar o TCC. Cursar a disciplina pouco antes do TCC tem sua vantagem, o aluno vai ter certa facilidade, pelo motivo de ter recém aprendido técnicas de pesquisa, organização e formatação de trabalho. Porém, não ter tido conhecimento dos conteúdos de métodos de pesquisa desde o início do curso, pode dificultar o desenvolvimento de trabalhos durante a graduação.

Conclusão

Cursar a matéria de métodos de pesquisa é, para o estudante de engenharia elétrica, uma experiência diferente. Aconselho aos outros estudantes, acompanharem a matéria com empenho, pois seu conteúdo é importante para um bom desenvolvimento acadêmico.

Paulo Afonso Gaspar, graduando de engenharia eletrônica pela UTFPR - Câmpus Toledo. E-mail: pauloafonsogaspar@outlook.com



 

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