Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Qual a diferença de EAD ou e-learning, semi-presencial ou a distância?



As siglas e termos técnicos são importantes por comunicar de forma curta um entendimento ou conceito mais amplo. Sempre que é usado passa a ideia de que algo a ser explicado e assim não é diferente quando vemos a sigla EAD ou os termos e-learning, semi-presencial e a distância quando se refere ao conceito da educação.

Quais as diferenças e semelhanças entre esses termos e as suas aplicações dentro da educação como um todo? Veremos abaixo.

EAD e-learning

EAD

Esta sigla significa Educação A Distância e portanto tem uma definição bastante genérica. Sua aplicação surgiu em contrapartida ao modelo de educação tradicional e presencial que conhecemos a tanto tempo.

Embora o ensino a distância seja anterior ao período da internet, foi com a popularização da rede mundial de computadores que a educação a distância ganhou força e ai para diferenciar do modelo presencial surge a sigla EAD.

Desta forma, um curso superior a distância, assim como um curso livre de inglês a distância, ambos estão debaixo da sigla EAD, pois ambos são feitos remotamente. Assim, EAD não é específico de um tipo de curso, grau ou nível acadêmico, mas de qualquer curso ou projeto de ensino-aprendizagem que é feito a distância.

E-learning

O termo e-learning é usado na língua inglesa com a mesma finalidade que o EAD é usado na língua portuguesa, ou seja, educação a distância. Embora ele não seja uma sigla e sim um termo, mas o significado em termos práticos são os mesmos.

e-learning chegou a ser bastante usado no início aqui no Brasil, com a nossa tendência de copiar termos da língua inglesa e aplicar em nossa realidade, mas ultimamente ele desapareceu um pouco, talvez em função da sigla EAD ter ganhado muita forma e ser melhor aplicável para o caso em si.

Semi-presencial

No ambiente da educação a distância é possível encontrar cursos que são ofertados ao público de duas formas: o primeiro é totalmente a distância e o segundo é semi-presencial.

Nesse último, parte do curso é feito a distância e parte é feito presencialmente. Um bom exemplo são os cursos de graduação a distância que temos aqui no Brasil, onde na verdade eles são semi-presenciais, já que o aluno vai pelo menos uma vez por semana no polo de apoio presencial para assistir aulas ou realizar atividades, especialmente aquelas que envolvem o uso de laboratório. Sem contar que as provas são feitas presencialmente também.

Então na prática, parte do curso é feito a distância e parte é feito presencial e a este modelo damos o nome de semi-presencial.

A distância

Os termos a distância têm duas finalidades de uso. O Primeiro é quando ele é usado em contrapartida do semi-presencial, ou seja, quando um curso é feito 100% a distância. Neste caso estão boa parte dos cursos livres e até algumas graduações.

O segundo uso é o mais comum para se referir ao modelo de educação a distância. Neste caso ele pode ser substituído pela sigla EAD, que já vimos acima.

Logo é comum dizer: faculdade a distância ou faculdade EAD, curso superior a distância ou curso superior EAD.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos