Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Graduação em Geografia: Estágio Supervisionado



O estágio supervisionado é uma das disciplinas que consta na grade curricular, é extremamente importante, pois o graduando tem a perfeita noção do que é estar em sala de aula, ministrando as aulas.

Estagio supervisionado

A professora que nos orientava a respeito do estágio supervisionado, nos explicou a importância do mesmo, nos orientava como planejar as aulas, organizar os conteúdos, e principalmente como se comportar diante de uma turma, que na maioria das vezes estava dispersa das aulas.

Após nos ensinar essas técnicas ela dividiu a sala em três turmas contendo quatorze alunos cada turma. Isso durou em torno de três meses.

Com tudo em mão fomos para campo, começar o estágio, assim que começamos o nosso estagio percebe a importância do educador dentro da sala de aula, pois está na mão do professor fazer com que o aluno se interesse pela disciplina, não é tarefa fácil pois precisamos de recursos e muitas escolas não possuem tais recursos, então diante disso cabe ao professor tornar as aulas mais atraentes, e para que isso aconteça, tem que haver o envolvimento humano por parte do professor.

Esse envolvimento do professor com os alunos, observando as qualidades e limitações do aluno é necessário, porque as vezes as escolas possuem todo recurso necessário, mas a displicência do aluno continua.

Nossa preparação durou três meses, após esse período o estágio em pratica durou mais dois meses, posso dizer que foi uma experiencia fascinante, aprendi as limitações dos alunos e a minha também, pois nunca havia ministrado aulas.

As aulas (Estagio)

Ter aulas ministrando aulas é interessante, pois está ensinando pessoas e aprendendo também, a primeira aula que ministrei não foi a melhor da minha vida, até mesmo pela falta de experiencia, e era como se eu estivesse sendo observada por todos os lados, e na verdade estava sendo mesmo.

Primeiro pelo meu professor que acompanhava as aulas e segundo pelos alunos, e ter experiencia com adolescente não é fácil, eles ficam o tempo todo atentos no que está sendo explicado, e é neste momento que temos que ter firmeza e propriedade no que se está explicando para não perder o foco.

O preparo antecipado das aulas é uma ferramenta importante para que a aula ministrada flua bem, outra coisa que aprendi nessas aulas estagio, foi que, tenho que esperar qualquer pergunta do aluno, por mais insignificante que pareça essas perguntas surgem sempre.

Aprendi também a considerar as limitações de todos, pois existem alunos que tem as limitações, mas aprendi a observar e lidar com elas pois não podia deixar que o aluno se sentisse acuado. Era nessas horas que entrava a relação humana com os alunos.

As dificuldades

As dificuldades que encontrei foram, o envolvimento com os alunos, a falta de recursos nas escolas, e a falta de interesse dos alunos, mas observei que a falta de interesse vinha pela falta de recursos nas escolas, foi então que comecei a ministrar minhas aulas com mais dinâmica sem fugir do conteúdo é claro, com essa dinâmica começou o envolvimento humano com os alunos, é claro não foi tarefa fácil, mas tudo que se faz com amor acaba bem.

Com essas dificuldades comecei a perceber cada aluno e explorar o potencial de cada um, pois cada aluno tem seu potencial e sua limitação e explorar o lado bom de cada um faz com que o aluno se dedique as aulas.

Conclusão

Para se ministrar aulas ser um professor, é necessário gostar de se estar em sala de aula, pois existe muitas dificuldades e limitações.

Está nas mãos do professor apresentar alternativas para dobrar as dificuldades. O professor tem que ter ética, ser crítico com moderação, mudar a cara da educação no País não depende só do professor, mas o professor é uma das ferramentas dessa mudança. Ensinar outras pessoas e ver o olhar de satisfação delas quando aprendem é uma experiencia inigualável

Aparecida Cristina da Silva, graduada em 2011, Universidade Anhanguera



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos