Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Metodologia do Trabalho Acadêmico. Faculdade de Engenharia Civil



Metodologia de Ensino

O estudo preliminar de uma matéria, onde a proposta inicial é demonstrar de forma padronizada, descrevendo sistematicamente, um assunto onde a opinião do autor do trabalho não seja relevante, em minha humilde opinião é um dos maiores atrasos dentro da comunidade cientifica.

Essa padronização onde os alunos apenas fazem citações de autores renomados, ou que já escreveram algum tipo de trabalho ou artigo, acabam formando repetidores de opiniões, onde na sociedade em que vivemos, está um cãos em virtude disso.

Outro fator que acaba limitando os alunos, é o fato de quanto maior o trabalho acadêmico, melhor e até mesmo sendo incentivado pelos professores, o uso de redundâncias literárias, sendo ignorada a clareza por deixar o texto muito poluído de assuntos e opiniões muitas vezes irrelevantes.

Exatas versus humanas

Tenho ouvido a professora da disciplina reclamar que o pessoal de exatas, não gosta muito de escrever, mas discordo e entendo o motivo. Quem estuda exatas, não gosta de encher linguiça, para se sentir importante ou satisfazer seu ego perante pessoas dentro de uma sociedade onde os padrões e pensamentos deveriam ser analisados e recompostos de uma forma logica e sensata.

Outra discordância que tive dessa matéria, que mesmo não aprovando a sistemática da mesma, estudei profundamente, e fiz o trabalho solicitado, pela professora, o qual olhou e disse as seguintes palavras “Você não teria capacidade de ter feito esse trabalho, vou pesquisa na internet para ver se você não copiou de alguém”.

Bem em um caso desse, não quis nem responder, talvez o que ela entenda como capacidade vindo de um aluno de 37 anos de idade que entrou na universidade, foge aos padrões sociais onde o que impera é apenas uma visão singular do mundo em que ela vive, pouco me importa, afinal eu pago minhas contas, e minha capacidade apenas eu sei e diz respeito apenas a mim.

Inclusão social

Um outro assunto abordado em umas das aulas, foi justamente a questão de inclusão social onde ressaltava, a importância da inclusão dos menos favorecidos pela sociedade, nas universidades, e logo em seguida foi abordado uma aula sobre currículo onde a mesma se manifestou, sobre apresentação pessoal, fazendo algumas citações sobre o modo de apresentação dos candidatos que a mesma teria recusado em algumas entrevistas.

Onde foi citado por ela que teria dispensado algumas pessoas, por estarem de calça jeans, sem ao menos ter trocado uma palavra com ele, no mesmo momento, a questionei que estaria destruindo o assunto anterior, sobre o qual havia citado anteriormente, sobre inclusão social. E fiz a seguinte pergunta, se uma calça jeans ou uma social pode definir o profissionalismo ou o caráter de uma pessoa, a mesma gaguejou algumas vezes explicando que não era ela que via as coisas dessa forma e sim a sociedade, e a questionei novamente e a senhora como formadora de opiniões dentro da sociedade não está na hora de rever e forma novos conceitos, e o silencio predominou novamente.

Acho importante todo e qualquer matéria em uma universidade, mas alguns conceitos, e propostas devem se adequar ao mundo atual, muitos desses foram formulados a séculos, e já está mais que na hora de serem revistos, para o crescimento do pensamento e seu desenvolvimento por uma sociedade mais justa

Carlos Lopes da Silva Universidade Potiguar



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos