Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Epidemiologia e Saúde Pública. Faculdade de Fisioterapia



A disciplina Epidemiologia e Saúde Pública na Faculdade Estácio de Sergipe, é equivalente denominada Organização e Políticas de Saúde. É uma disciplina não presencial, ou seja, online, mas conta com um tutor, fórum de dúvidas, fórum de interação e material online para estudo – biblioteca virtual.

A disciplina é composta por 10 aulas com o conteúdo da matéria de cada tópico e 10 vídeos aulas de 50 minutos ou mais com o tutor explicando sobre o assunto,

Pontos abordados:

A evolução histórica do conceito de saúde – doença.

Diferença entre saúde coletiva, saúde pública e saúde comunitária.

O que é saúde? O que é doença. Observamos como o modelo político e econômico de uma sociedade influencia a saúde e doença de uma população (Por exemplo, as desigualdades sociais).

Saúde pública atualmente é entendida como o campo do conhecimento que tem suas práticas organizadas e orientadas institucionalmente para promover a saúde das populações.

Saúde coletiva bem ao contrário, se constituiu através da crítica sistemática do universalismo naturalista do saber médico, afirma ser mais abrangente que a medicina, pois não se restringe ao biológico.

Saúde comunitária compreende como a população está organizada socialmente, ambientalmente e de recursos.

Qualidade de vida: educação, saúde, alimentação, lazer, etc.

A Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde resultou na Carta de Ottawa de 1986, ela impacta diretamente sobre políticas públicas; ambientes favoráveis à saúde; reforço da ação comunitária; desenvolvimento de habilidades e atitudes pessoais; reorientação dos serviços de saúde.

Sobre história das políticas públicas no Brasil, observamos que a primeira campanha de saúde foi encabeçada pelo médico Osvaldo Cruz. E também como nasceu o Movimento Popular de Saúde, a partir da VIII Conferência em Saúde, o que deu os primeiros passos para a criação do SUS (Sistema Único de Saúde). Com a criação do SUS em 1988 temos a criação da Lei Orgânica do SUS (8.080/90) e (8.142/92), regido federalmente pelo Ministério da Saúde; estadualmente pela Secretaria Estadual de Saúde e municipalmente pela Secretaria Municipal de Saúde.

Princípios Doutrinários do SUS:

  • Universalidade: a universalização coloca o desafio da oferta de serviços e ações de saúde a todos que dele necessite, todavia, enfatizando a ações preventivas e reduzindo o tratamento de agravos. Oferta às ações e serviços a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, renda, etc.;
  • Integralidade: leva em conta as necessidades específicas de pessoas ou grupos, ou seja, cada qual de acordo com suas necessidades, por níveis de complexidade;
  • Equidade: garante a justiça social sem privilégios.

Conclusão

De uma maneira geral, a disciplina mostra todos os atores sociais envolvidos na saúde pública, desde a equipe de profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros), como também a comunidade, governo e entidades envolvidas, bem como as normas e Leis que regem a saúde pública no Brasil, seja no contexto histórico e social, como programas e projetos especialmente focados no SUS. É importante observar que cada pessoa pode e deve contribuir para a melhoria da qualidade de recursos públicos no tocante à saúde. A fiscalização dos recursos destinados ao SUS se dá pelo setor de gestão de recursos, que é o órgão oficial, mas a comunidade pode ajudar a fiscalizar através do Conselho de Saúde do seu município. O SUS oferece vários serviços como, campanhas epidemiológicas, vacinas, transplantes e etc.

É uma disciplina base para todos os estudantes da área de saúde, e o seu foco maior é a Lei Orgânica da Saúde, ou Lei do SUS.

Métodos de Avaliação

A avaliação é composta por uma prova realizada no polo da faculdade, onde a média é seis (6,0) para ser aprovado na disciplina, com questões objetivas e subjetivas.

Alessandra Alves de Souza, Graduanda de Fisioterapia 6º Período



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos