Faculdades, informações e disciplinas de Cursos Superiores


Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Faculdade de Letras

Home » Letras

Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. Faculdade de Letras é uma disciplina do curso superior de Letras.



A disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem recebe o nome de Psicologia da Educação, na UERJ-FFP. Segundo a grande, a sugestão é que ela seja cursada logo no segundo ano do graduando, no terceiro período.

O Currículo

Durante essa matéria estudamos pensadores que formaram a base da educação que conhecemos como: Vygotsky e Piaget. Também fizemos uma resenha crítica do texto de Célia Silva nomeado “Rogers: Educação centrada no estudante”, que aborda os conceitos do psicólogo norte-americano Carl R. Rogers, fundador da teoria “terapia centrada no cliente”, apresentando a ideia que a educação consiste no ensino centrado no estudante, de forma que educador deve ater-se a criar condições para que a aprendizagem aconteça, no lugar de estar posicionado apenas como um transmissor do conteúdo, promovendo assim a interação humana, aumentando o grau de entrosamento entre professor-aluno.

•Objetivos:

a) analisar as principais contribuições das teorias psicológicas relevantes para a compreensão da construção da subjetividade no processo educativo.

b) compreender a participação da Psicologia na constituição epistemológica do trabalho docente.

c) reconhecer as implicações dos principais paradigmas da Psicologia da Educação nas práticas escolares em consonância com a realidade sócio-histórico-cultural da escola.

d) discutir a complexidade das relações de inter -subjetividades presentes nos processos educativos.

•Ementa:

Análise sobre o objeto de estudo e os conteúdos da Psicologia da Educação: Conceitos básicos dos principais paradigmas da Psicologia e suas repercussões nas concepções de homem, sociedade e educação escolarizada. Relações entre Psicologia e processo educativo. Desenvolvimento e interação social - a construção do conhecimento e a produção da subjetividade. Concepção sócio-interacionista na escola - a ação do professor no desenvolvimento do indivíduo. Infância, Adolescência e Contemporaneidade. O compromisso social da Psicologia e da Educação.

Minha experiência

Essa foi uma disciplina cursada em uma turma pequena e tranquila. A professora trabalhou tanto com textos como com filmes e vídeos referentes à psicologia, que nos fizeram analisar melhor a forma que a criança conhece o mundo, mostrando as etapas de avanço da aprendizagem no cérebro infantil. Uma dos destaques desta matéria é a visão de que o aluno é o centro da educação.

Uma das teorias aprendidas foi a tríade de Rogers, que ensina que para o estudante desenvolver-se é preciso que o professor tenha três características: 1) empatia ( permite que o docente compreenda os sentimentos dos alunos) ; 2) aceitação incondicional do aluno( aceitar o estudante sem julgá-lo) e 3) congluência ( ser autêntico, honesto aceitar e compreender a si mesmo). Oferecendo essas três condições as crianças aprenderiam com mais facilidade, pois se o aluno sentir-se inseguro isso aumenta sua ansiedade causando transtornos emocionais e logo perde a crença em seu valor próprio, além de gerar atitudes negativas em relação ao professor.

Conclusão

Considero essa disciplina com grande importância na grade de Letras, porque é a através dela que conhecemos os mecanismos cerebrais do aprendizado e estudamos teorias que formam a concepção de educar e aprender que conhecemos atualmente. Meu conselho é que você tire o máximo dessas aulas, fazendo as resenhas propostas com dedicação e atendo-se aos conceitos de como acontece a assimilação de conteúdo para cada fase do desenvolvimento de seu aluno. Prestar atenção a essa aula é essencial, pois sem saber o fundamento e o funcionamento da aprendizagem é impossível ser um professor crítico e que tem a capacidade de melhorar a educação.

Beatriz Ramirez, graduada no curso de Letras Português/Inglês pela UERJ-FFP



Faculdades no Brasil
SP   /   MG   /   RJ   /   ES   /   PR   /   SC   /   RS   /   GO   /   DF   /   MS   /   MT   /   BA   /   SE   /   AL   /   PE   /   PB   /   RN   /   CE   /   PI   /   MA   /   TO   /   PA   /   AM   /   RO   /   AC   /   AP   /   RR
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas
Educação Física
Enfermagem
Farmácia
Nutrição
ÁREAS:
  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2023   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.