Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso Superior de Física: Mecânica Clássica



Fiz essa disciplina no primeiro semestre da faculdade e me deparei com muitas dificuldades. Seguem elas:

1) Transformação de unidades:

Estou absolutamente convencido de que antes de iniciar os conteúdos programáticos propriamente ditos é preciso nessa disciplina, fazer uma revisão de matemática básica. Penso que assim como eu a maioria enfrenta essa dificuldade na matemática e na transformação de unidades.

2) Diferença entre deslocamento e trajetória

Lógico que antes de o professor apresentar a diferença entre velocidade média e velocidade escalar média é preciso apresentar a diferença entre uma grandeza escalar e uma grandeza vetorial. Eu particularmente tinha enormes dificuldades na compreensão. Acho que realmente é preciso ter um curso de fundamentos conceituais de física.

3) Repouso e movimento

Aqui o aluno encontra bastante dificuldade mesmo porque está acostumado a pensar como Aristóteles pensava, que o estado natural dos corpos é o repouso. Aqui é precisa mostrar historicamente os diferentes modelos de universo que foram apresentados. E chegar até Galileu Galilei e mostrar o experimento do plano inclinado o qual permitiu ao mesmo na época à chegar na conclusão de que o estado natural dos corpos é o movimento e não o movimento.

4) Diferença entre velocidade média e velocidade escalar média

Se no início do curso for colocado de forma categórica a diferença entre deslocamento e trajetória certamente o aluno compreenderá a diferença entre velocidade média e velocidade escalar média.

Aqui a principal dificuldade que passei foi na velocidade média porque é uma grandeza vetorial e se um objeto sai de um ponto A até um ponto B e ao chegar em B retorna para A o seu deslocamento será nulo e como velocidade média é a razão entre deslocamento e o intervalo de tempo, logo a velocidade média será nula.

5) Leis de Newton

Talvez aqui eu encontrei a maior dificuldade, mais especificamente na segunda lei de newton (princípio fundamental da dinâmica) sobretudo em relação a decomposição de forças na diferentes direções e a conseguir identificar através do diagrama do corpo livre a forças presentes em um sistema. Acredito que aqui nessa parte da mecânica clássica é preciso ter uma revisão de vetores e trabalhar bastante a questão do diagrama do corpo livre.

6) Leis de Newton com força de atrito

Encontrei dificuldades somente com a segunda lei de newton então é natural que me deparasse com maiores dificuldades quando aparecesse uma outra força, tal como a força de atrito ainda mais quando envolve corpo em repouso e movimento. Acho que aqui é preciso uma boa base de diagrama de corpo livre e mostrar ao aluno que a força de atrito nem sempre atrapalha e é no sentido contrário ao movimento ao a iminência do movimento.

7) Conservação de energia: energia cinética, potencial gravitacional e elástica

Aqui um dos dos conteúdos mais lindo da física: princípio da conservação da energia. Ainda que seja encantador esse conteúdo me apresentou bastante dificuldade, uma vez que, é difícil aceitar a ideia de que aquela energia mecânica inicial será igual a energia mecânica final. Mas depois que você entende essa ideia fica fácil a compreensão. Acredito que assim como eu a maior dificuldade está nos exercícios que envolvem as três formas de energia. é preciso praticar bastante exercício para entender esse princípio.

Alex Campos de Souza graduado em Física pela ULBRA.



 

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