Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Estatística Indutiva. Faculdade de Engenharia Civil



A estatística é uma ciência exata que estuda a análise de dados. A partir da coletagem, organização resumo e análise de dados é possível tirar conclusões corretas a cerca de alguma pesquisa. A Estatística nos fornece ferramentas para obter a informação de dados, quando eles são incompletos, para a melhor compreensão do objeto em estudo.

Opinião sobre a disciplina

É uma disciplina relativamente fácil, com problemas estatísticos em que devemos analisar dados e desenvolver ou interpretar gráficos para a resolução dos problemas. O desafio proposto é estimar uma quantidade ou testar uma hipótese utilizando as técnicas corretas da estatística.

O que se estuda na matéria?

A matéria aborda conceitos teóricos e práticos sobre amostra, população, dimensionamento da amostra, tipos de amostragem, medidas de tendência central ( média aritmética simples, média aritmética ponderada, média geométrica, mediana, moda, média harmônica, quartil), medidas de dispersão,desvio padrão, distribuição normal, análise de dados amostrais, gráficos (barras, setores), histogramas, diagrama de Pareto, entre outros.

A população é o grupo inteiro objeto do estudo. A população muitas vezes é muito abrangente, podendo ser até mesmo infinita. Por motivos de custos, tempo, logística, distância e quantidade (se for muito abrangente), torna-se impraticável realizar uma pesquisa com a população.

Por esta razão, realizamos as pesquisas com uma amostra, que é uma pequena parcela que representa bem a população. Um exemplo bem conhecido são as pesquisas realizadas pelo Ibope em épocas de eleição. É impossível eles entrevistarem toda a população brasileira para saber qual a intenção de voto, por isso, eles realizam esta pesquisa com uma amostra.

A partir de dados recolhidos com a amostra, podemos tirar conclusões sobre toda a população. A estatística oferece as ferramentas certas para uma boa confiabilidade nos resultados das pesquisas. Outro tópico muito interessante da matéria é o princípio de Pareto. Este princípio nos ensina a regra 80-20, ou seja, 80% das consequências provêm de 20% das causas.

Este princípio pode ser aplicado em todas as áreas da vida de um indivíduo e vem sendo muito difundida no campo da produtividade pessoal e empresarial. A estatística está presente em todos os setores da sociedade, e saber como utilizá-la pode oferecer uma grande vantagem competitiva no mercado de trabalho.

Como são as aulas?

As aulas são em sala, com a apresentação de conceitos e exercícios com cálculos para a fixação do conteúdo. O professor pode apresentar muitas listas de exercícios como trabalho em equipe ou individual.

Quais as dificuldades?

São poucas as dificuldades, devido aos cálculos serem simples. O que pode confundir o aluno é qual conceito aplicar em um determinado problema para utilizar o cálculo mais apropriado.

Conclusão

A disciplina Estatística está presente em todos os cursos superiores, não só nos cursos de exatas, e geralmente é apresentada no primeiro período. Não há dúvidas que para um aluno com uma boa bagagem de matemática do ensino médio, não encontrará muitas dificuldades.

A Estatística é importante para todas as áreas porque ensina conhecimentos básicos de matemática e desenvolve o raciocínio lógico. É uma matéria que pode ser muito utilizada ao longo do curso, pois a estatística está presente em muitas pesquisas apresentadas pelos acadêmicos nas outras disciplinas.

Além disso, no campo profissional, a estatística é de extrema importância, pois para se conhecer o mercado ou outros objetos de pesquisa, são necessárias as ferramentas desta disciplina.

Viviane Alves, engenheira civil pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos