Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso de Nutrição: Disciplina Práticas Educativas em Saúde



O que são as Práticas Educativas em Saúde?

As Práticas Educativas em Saúde são atividades disciplinares do curso de nutrição voltadas para o âmbito da saúde publica, onde a instituição de ensino disponibiliza para a comunidade onde está inserida, atividades voltadas para a promoção de hábitos alimentares saudáveis visão a promoção, recuperação e manutenção da saúde.

Essa pratica se enquadra no modelo de politicas preventivas da saúde, proposta feita e acompanhada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso se dá através de atividades desenvolvidas pelos graduandos em nutrição, onde se tem o intuito do graduando em nutrição praticar as teorias desenvolvidas durante o decorrer do curso, bem como desenvolver as suas habilidades e competências aprimorando seus conhecimentos na área.

Como são ministradas as aulas desta disciplina e o que pode ser desenvolvido?

As aulas são tanto práticas como teóricas e pode haver o envolvimento de outros saberes das áreas da saúde, trabalhando a interdisciplinaridade de conteúdos e a equipe multiprofissional.

Os casos que são mais trabalhados são através de grupos, ou seja são realizados trabalhos coletivos, através de palestras, feiras, encontros e oficinas abordando assuntos como:

  • Alimentação saudável;
  • Alimentação na hipertensão;
  • Alimentação para diabéticos;
  • Alimentação para portadores de doenças renais crônicas e agudas;
  • Orientações para emagrecimento definitivo e saudável;
  • Alimentação de crianças em idade escolar;
  • Alimentação da gestante e nutriz;
  • Alimentação do idoso;
  • Alimentação de portadores de câncer;
  • A amamentação;
  • Dietas para portadores de dislipidemias;
  • Oficina de culinária (para diversos e diferentes grupos )
  • Avaliação Nutricional e intervenções nutricionais, entre diversos outros temas. Geralmente se tem uma parceria entre a instituição de ensino com órgãos públicos da saúde (secretária de saúde, hospitais, escolas, clinicas, creches, postos de saúde, etc) para o desenvolvimento desses projetos.

O que é esperado do aluno e de sua aprendizagem?

O graduando em nutrição amplia os seus conhecimentos nas mais diversas vertentes de atendimento e trabalho com a saúde coletiva, desenvolvendo suas habilidades e competências através do trabalho acompanhado e dirigido em campo, ou seja, se tem a pratica da educação e orientação nutricional. O que se espera é que o aluno se empenhe em deter o conhecimento, que tenha domínio sobre os conteúdos estudados, que mantenha um bom relacionamento com os grupos aos quais atende, que possa conduzir seus grupos a ganhos na qualidade de vida, promovendo assim a saúde tendo sucesso no tratamento desenvolvido.

O nutricionista através dessa disciplina é preparado para ter uma visão mais humana e integral de seus pacientes, visando não só o tratamento de doenças, mas trabalhar a sua prevenção.

Livia Ribeiro Silva - Nutricionista (CRN 7333)



 

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