Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Facudade de Pedagogia: História do Pensamento Filosófico



A vi no período de meu curso de Pedagogia na Universidade Estadual Vale do Acaraú, Instituto Dom José de Educação, situada em Fortaleza, Estado do Ceará, com sede no município de Acaraú também no Estado do Ceará. A Disciplina possui uma carga horária de sessenta horas.

É uma disciplina que te permite conhecer e analisar o pensamento mítico e racional da filosofia, os problemas que os filósofos discutiam e suas reflexões sobre os mesmos. Estuda o senso comum a reflexão do lógico, o conhecimento cientifico, as abordagens do real e a religião.

História do pensamento filosófico

É o estudo do pensamento dos filósofos sobre determinados assuntos e problemas, e atuação destes no campo político, e cultural. Os filósofos foram grandes pensadores que muito contribuíra para a nossa história.

A filosofia deve ser compreendida de forma profunda e dinâmica para a solução dos problemas que o ser humano enfrenta na construção de sua história. A filosofia também estar presente em outros conteúdos, nas mais diversas áreas do conhecimento, comprometida com a ética profissional e a vida dos cidadãos.

Temos muito o que aprender com a filosofia, com as abordagens do real e do mítico, a experiências filosóficas e sua reflexão, isso pode nos ajudar em nosso dia nos dando mais praticidade, pois a filosofia é capaz de enriquecer nosso pensamento e nos tornar mais ágeis para solucionar algum problema que exija de nós um raciocínio mais prático.

Conteúdo programático

Vimos à História do pensamento filosófico numa perspectiva política, social e pedagógica, através do estudo do pensamento mítico e as funções do mito, seu nascimento na Grécia antiga, quem foram os filósofos, a filosofia grega em relação ao ocidente, a lógica, a filosofia contemporânea, um estudo sobre Platão, a fé versus a razão, um estudo sobre Descartes, o empirismo, e o processo de filosofar.

Metodologia da disciplina

Estudamos esta disciplina fazendo aulas expositivas; Discussão de textos, elaboração de esquemas, fichamentos, análise de vídeos, resumos e resenhas sobre os textos trabalhados e apresentação de seminário.

Avaliação

Fomos avaliados pelo professor pela pontualidade das aulas, participação nas discussões e nos trabalhos, apresentação de seminários e avaliação individual. A nota é dividida em três etapas denominadas de N1, N2, e N3, no final somam-se as três e tira-se a média.

Normalmente a N1 é a avaliação através da presença do aluno em sala e sua participação durante a aula, a N2 é a avaliação do seminário, e do desempenho dos trabalhos paralelos realizados em sala, já a N3 é a avaliação final.

O professor cobra que o aluno tenha realmente entendido os objetivos da disciplina história do pensamento filosófico que é estudar sobre os principais filósofos que participaram e contribuíram para a formação de vários conceitos e crenças existente em nossa história e que até hoje utilizamos. O fato de estarmos cientes da importância da filosofia em nossa vida também é cobrado pelo professor.

Bibliografia utilizada pelo professor

Estudamos a disciplina Através de uma apostilha elaborada pelo professor, composta por vários artigos sobre o tema; Livro: Filosofando: Introdução à filosofia. Editora moderna,2009, de autoria de M.H.P, Martins e M.L.A, Aranha. Vimos também os filmes: a Odisseia e o Nome da Rosa.

Opinião sobre a disciplina

Gostei bastante da disciplina, o professor caprichou no material utilizado em sala, aprendi muita coisa sobre a importância da filosofia em nossas vidas. Os filósofos foram pessoas bastantes inteligentes que fizeram história a qual é muito bom conhecê-las e se inteirar com todos os conceitos da filosofia.

A filosofia nos propõe uma mudança de pensamento crítico mais envolvente e sábio. Estudar filosofia é fazer uma viagem maravilhosa no campo do conhecimento mítico e ao mesmo tempo real.

Esta disciplina é uma disciplina interdisciplinar pois envolve em seu estudo várias outras disciplinas como por exemplo a história, a matemática, e a religião. Temos que estudar filosofia tentando relacionar seu contexto com a atualidade para assim podermos exercitar nosso próprio pensamento, refletindo de forma crítica, tentando relacionar os pensamentos dos filósofos com a importância que eles têm hoje para nós.

O estudo da razão também é outro fator importante estudado pelos filósofos e que se debate com a fé sendo o oposto para eles, esse é um tema bastante crítico que afeta a religião, mas que busca na filosofia a verdade sobre o tema fé versus razão. É realmente uma disciplina ao meu ver fundamental para formação de consciências críticas.

Francisca Cleide Lima Freitas



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos