Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso de Letras: Estrutura e Funcionamento da Educação Básica



A Educação Básica é aquela que compreende o Ensino Fundamental, primeiro e segundo segmentos. E na UERJ, campus de São Gonçalo, a disciplina que aborda a Estrutura e Funcionamento da Educação Básica recebe o nome de:Fundamentos e Práticas de Ensino em Língua Inglesa I, quando é em Inglês e Fundamentos e Práticas do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura I, quando se trata de Português.

O Currículo

Essas matérias são sugeridas para o quarto período, em Língua Inglesa e para o sexto período, em Língua Portuguesa. Nelas aprendemos a fazer um plano de aula voltado para o Ensino Fundamental e apresentamos essa aula para os nossos colegas, na faculdade. Não é necessário ir a campo, pois essa é uma atividade que já faremos quando começarmos as disciplinas de Estágio. Aprendemos também sobre os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), que são orientações para o profissional do Ensino Fundamental.

- Fundamentos e Práticas de Língua inglesa I

• Objetivos:

Praticar e experienciar atividades desenvolvidas por um profissional de Língua Inglesa no Ensino Fundamental, analisando e refletindo as orientações e procedimentos pedagógicos pertinentes a este nível de ensino.

• Ementa:

Desenho de curso e planejamento de aula. O ensino de gramática. O ensino de leitura. Análise de material didático.

- Fundamentos e Práticas de Língua Portuguesa I

• Objetivos:

Praticar e experienciar atividades didáticas de Língua Portuguesa e Literatura, a partir de reflexão e análise de orientações e procedimentos pedagógicos adequados ao Ensino Fundamental.

• Ementa:

O planejamento pedagógico. Definição de objetivos para o Ensino da Língua Materna. Aspectos relativos à aquisição de língua oral e escrita. Análise de livros didáticos e paradidáticos a partir dos PCNLP.

Minha experiência

Conhecer os Parâmetros Curriculares Nacionais é fundamental para todo professor. E para o docente que se forma com duas habilitações, que no meu caso foram: Português e Inglês, o trabalho é dobrado. Sabendo essas orientações podemos fazer uma aula mais elaborada para nossos alunos.

Uma das orientações dos parâmetros de Língua Portuguesa é que toda aula seja baseada em um texto, para não pegar exemplos soltos, e sim algo contextual, coisa que acontece muito em sala de aula. Já para a Língua Inglesa, uma das orientações é que cada aula tenha um tema transversal sendo apresentado, que seria um assunto informativo para o estudante, como: saúde, consciência ambiental, ética, pluralidade cultura etc.

Além disso, em Língua Inglesa, fizemos um trabalho analisando um livro didático e, após a avaliação, apresentamos um seminário sobre o que gostamos e desaprovamos no material escolhido. Essa atividade foi muito enriquecedora para minha profissão, pois o docente deve saber como analisar o material que está trabalhando e se ele cumpre com as orientações nacionais. Essa análise foi algo que senti falta na mesma disciplina em Língua Portuguesa e é uma sugestão que eu faço para melhora da grade.

Durante essas aulas alguns colegas já estavam atuando como professores em cursinhos ou em escolas particulares, Eu estava atuando no Projeto mais Educação, com Letramento. As trocas de experiência durante as aulas foi muito bom, porque pude ver que muitas dificuldades que eu enfrentava também eram dificuldades de outros professores em formação.

Conclusão

Essas matérias foram bem aproveitadas no que se propuseram a fazer. A análise do livro didático foi o que achei mais proveitoso nessas matérias e, claro, os debates sobre as dificuldades enfrentadas como professor regente. Mas uma das críticas que faço à estruturação curricular da faculdade é que as matérias de Educação possuem divisões em excesso, como: metodologia do ensino, tanto de Português, quanto em Inglês, para depois dividir-se em Fundamento e Práticas I, II e III e mais três estágios de cada habilitação. É uma sequência que poderia ficar mais enxuta e mais clara durante a nossa graduação.

Beatriz Ramirez, graduada no curso de Letras Português/Inglês pela UERJ-FFP



 

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