Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Matemática: Probabilidade e Estatística



A disciplina de Probabilidade e Estatística ou Probabilidade, Estatística e Matemática Financeira é uma disciplina ministrada para o curso de Licenciatura em Ciências Exatas com ênfase em matemática. É uma disciplina obrigatória, de 4 créditos com carga horária dividida em 2 aulas com um intervalo e mais 2 aulas.

O que é a disciplina de Probabilidade e Estatística?

É uma disciplina muito importante na área da matemática em que se aprende por exemplo cálculos de proporcionalidade e porcentagem e são inseridos alguns conceitos em noções de estatística, em que são utilizados gráficos, tabelas ou medidas estatísticas para lidar com uma enorme quantidade de informação, como por exemplo: a lista completa dos municípios do Brasil com suas populações.

É importante que as Noções de Estatística sejam incluídas no currículo dos Ensino Fundamental e Médio para que os jovens possam participar desse processo ( gerando ou interpretando informações ).

Nas noções de estatística os seguintes tópicos deverão ser adotados:

  • Organização de dados em tabelas e gráficos. Tipos de representação mais recomendados para aqueles dados.
  • Resumo da informação contida em um conjunto de dados através de estatísticas apropriadas.
  • Conclusão de um ou mais conjuntos de dados a partir de gráficos e estatísticas desses dados.
  • Inferências a serem feitas a respeito de uma determinada população a partir de dados relativos a uma certa amostra dessa população.

O que se estuda na matéria

Em probabilidade são estudadas alguns conceitos como

- Probabilidades via a Lei dos Grandes Números: Como sabemos que a ideia intuitiva de probabilidade de um evento está ligada à frequência observada desse evento quando o experimento é realizado por muitas vezes. Isto é da Lei dos Grandes Números. Embora, nem sempre, ela seja tão bem entendida é um instrumento fundamental para estabelecer modelos também, fazer a simulação com auxílio de um computador, através de geração de números aleatórios.

Em noções de estatística vemos os tipos de variáveis; as variáveis qualitativas; as variáveis numéricas em que se aprende a organização dos dados, os gráficos de dispersão unidimensional, os histogramas e os gráficos de dispersão bidimensionais; as medidas resumo, em que se estuda a mediana e a moda; as medidas de dispersão como o desvio padrão e o quartis.

Como são as aulas

As aulas são separadas por um intervalo, e têm duração de 2 horas aproximadamente cada uma. Nela são ensinadas os conceitos da disciplina sendo passados inicialmente sobre a probabilidade depois sobre a estatística e por fim sobre a matemática financeira.

Encontra-se uma grande dificuldade na Lei dos Grandes Números que, por vezes, ela possa ser muito bem entendida mesmo sendo um instrumento fundamental para estabelecer uma via de mão dupla entre modelos probabilísticos teóricos e os experimentos aleatórios.

A professora cobra lista de exercícios, exercícios feitos em sala e provas.

Contribuição

Essa disciplina foi muito importante para a minha formação pois me mostrou a partir do interesse dos matemáticos no estudo sistemático de probabilidades que é relativamente recente, mostrando assim uma das principais aplicações das técnicas de contagem sendo a resolução de problemas simples de Probabilidade.

E também mostrou a importância de que as Noções de Estatística sejam incluídas no currículo dos Ensinos Fundamental e Médio. E a utilização de gráficos, tabelas ou medidas estatísticas para a necessidade de lidar com uma enorme quantidade de informação.

Sobre o curso superior

É um curso que possui um núcleo geral, incluindo disciplinas das diversas áreas das ciências e depois é dividido em 3 habilitações: de matemática, de física e de química, sendo possível lecionar na área da habilitação escolhida e na área de ciências para o ensino fundamental.

Sobre a faculdade

É uma faculdade muito boa, com boa infraestrutura, possui salas de computação, laboratórios, restaurante universitários, lanchonetes, vários blocos, estacionamento, áreas arborizadas, estrutura de segurança com câmeras, serviço médico e odontológico, áreas de lazer e de área de esportes, salas de aulas equipadas.

Júlia Guimarães Ubiali, estudante de Licenciatura em Ciências Exatas - USP São Carlos.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos