Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Ciências Biológicas: Química Geral



A Química Geral, ou Fundamentos de Química em algumas universidades, é uma das disciplinas mais relevantes do curso de ciências biológicas, visto que para toda a manutenção e desenvolvimento da vida, seja de uma bactéria, animal, planta, e no nosso dia a dia, a química estará presente e entende-la será crucial para o biólogo. A química geral é uma disciplina base dos primeiros períodos de ciências biológicas, pois o conhecimento adquirido nesta disciplina é utilizado nas disciplinas posteriores.

O que é?

A química geral nada mais é do que toda a matéria de química estudada durante o período do ensino médio. Desde os primeiros estudos de química da humanidade, como as teorias dos primeiros modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr, a tabela periódica, raios atômicos, eletronegatividade e todas as suas periodicidades, até as modernidades da eletroquímica e ressonância magnética por exemplo.

A química geral ministrada nos cursos de ciências biológicas é dimensionada ao estudo apenas das relações de um componente vital dos átomos, os elétrons. Estudamos suas interações entre átomos de um mesmo elemento e de elementos diferentes, seus poderes de ligação, se as ligações entre eles são de forma iônica, metálica ou covalente, e suas reações quando são ligados. Isto pois, o estudo dos prótons na química já se torna muito avançado e é estudo da química nuclear.

A disciplina de química geral não se restringe apenas a parte teórica dos livros de química, existe também a parte prática no laboratório, onde são apresentadas as principais vidrarias utilizadas em experimentos químicos e suas formas de manuseio. Além disso são passadas as primeiras noções de segurança em um laboratório de química, isto pois, a pessoa que está manuseando os reagentes em um determinado experimento está sujeita a diversos acidentes e exposto a substâncias insalubres, por isso em um laboratório de química é indispensável o uso do jaleco, óculos de proteção, calça comprida e sapato fechado, além de algumas vezes é necessário o uso de luvas de proteção também. A parte prática de química geral no laboratório é importante para realizar as reações químicas, e poder visualiza-las para complementar a parte teórica estudada em sala, como também os cálculos estequiométricos e os cálculos para o preparo de soluções, que será muito utilizado na disciplina de química analítica.

Quais as dificuldades?

A química geral pode não parecer, mas é uma disciplina extremamente trabalhosa e que tem um grande número de reprovações nos finais de período dos cursos de ciências biológicas. Como havia dito antes, a química geral estuda todo o conteúdo de química do ensino médio, porém os três anos de química do ensino médio são reduzidos a meros quatro a cinco meses na faculdade, ou seja, cada aula de química geral no curso de ciências biológicas pode se equivaler a um bimestre de química do ensino médio, com isto percebe-se que faltar aulas pode ser determinante no percurso do aluno nesta disciplina, portanto evite faltar as aulas. Outra dificuldade enfrentada pelos alunos é pelo curto tempo que o professor tem para passar o conteúdo, com isso acaba não sobrando tempo para a resolução de exercícios em sala, sendo necessário que o aluno dedique algumas horas na semana para a resolução de exercícios e que procure monitores da disciplina para sanar as dúvidas.

Quais as aplicações?

A química geral é importante para o graduando em ciências biológicas pois é base para as próximas disciplinas do curso onde serão exigidos estes conhecimentos, como a química orgânica, química analítica e na bioquímica. Na vida profissional os conhecimentos em química serão importantes para o biólogo para diversas áreas como por exemplo a biotecnologia, para a descoberta de componentes químicos em plantas, que são importantes para o ser humano.

Conclusões

Podemos concluir que o conhecimento adquirido pelo aluno em química geral fará parte de toda a sua caminhada durante o curso de ciências biológicas e após também, visto que o conteúdo estará presente nas disciplinas seguintes do curso e em diversas provas de concursos púbicos da área.

Gabriel Augusto Graduado em Engenharia de Produção



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos