Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Nutrição: Microbiologia de Alimentos



Esta disciplina é encontrada nos cursos de Nutrição, Engenharia de Alimentos, Biotecnologia, Farmácia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Ciências Biológicas dentre outras faculdades.

Através desta disciplina podemos observar como os microrganismos interagem com os alimentos, quais os benefícios e os malefícios da presença destes corpos para o corpo humano, as maneiras adequadas de armazenamento, preparação, distribuição e descarte de alimentos, preservando suas características nutricionais e a sua inocuidade.

O que é estudado?

Os principais assuntos abordados na disciplina de microbiologia de alimentos são:

  • Microbiologia e higiene alimentar (bolores, leveduras, bactérias, deteriorantes e patogênicos);
  • Alimentos e microrganismos (alimentos como substrato dos microrganismos, fatores intrínsecos e fatores extrínsecos, modificações químicas causadas pelos microrganismos);
  • Conservação dos alimentos (grupos dos alimentos, princípios de conservação dos alimentos e bases históricas, métodos de conservação);
  • Alimentos e doenças (Doenças transmitidas por alimentos – DTA´s);
  • Aplicações dos microrganismos na industria;
  • Sanitização, controle e inspeção de alimentos (tipos e níveis da contaminação, ferramentas utilizadas no controle – exemplo HACCP).

As aulas ministradas são tanto práticas como teóricas. Na parte prática temos o contato com alguns tipos de microorganismos nos laboratórios, onde podemos observar através do microscópio a sua ação nos alimentos. Nas aulas teóricas são utilizados recursos como data show, vídeos e fotos para a apresentação dos microrganismos e a sua atuação, reprodução e contaminação.

As principais dificuldades

Dentre as principais dificuldades é conhecer cada microrganismo, como ele age no alimento e no organismo humano, as doenças que podem ser transmitidas e os sintomas relacionados. É uma matéria muito boa de ser estudada, visto que presa pela qualidade dos alimentos relacionando que o alimento não pode ser somente rico em nutrientes, este deve ser seguro para o consumo, acarretando saúde, bem estar e qualidade de vida.

O que é cobrado dentro da disciplina na faculdade

É cobrado o conhecimento de medidas para evitar e/ou minimizar a contaminação dos alimentos, bem como a proliferação de patógenos alimentares que causem algum prejuízo a saúde de populações ou indivíduos. As provas realizadas são práticas (identificando os microrganismos em cada lamina, por exemplo) e provas teóricas discursivas e ou múltipla escolha.

Outras informações

Dentro da industria alimentícia, na produção de refeições, ou seja, dentro dos serviços de alimentação em geral é fundamental o conhecimento dos microrganismos envolvidos nas DTA´s, bem como os procedimentos para evitar surtos e epidemias. A microbiologia de alimentos envolve a nutrição clinica, a saúde publica e a administração de unidades de alimentação e nutrição (UAN), disciplinas que também são estudadas no curso de nutrição.

Dentro de hospitais, clinicas e lactários os procedimentos para a inocuidade dos alimentos e a preservação dos alimentos, são bem mais restritas e específicas em relação aos demais serviços de alimentação, visto que o publico atendido nestas instituições já tem uma imunidade mais baixa em relação a população sadia, o que favorece a contaminação alimentar e o agravamento do estado geral de saúde do individuo.

Livia Ribeiro Silva - Nutricionista (CRN 7333)



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos