Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Engenharia Mecânica: Estudos Disciplinares



A disciplina de estudos disciplinares é do curso de Engenharia Mecânica disponível na maioria das universidades do Brasil. A universidade decide qual das disciplinas do período será definida como tema para compor a ementa da disciplina de estudos disciplinares. É uma disciplina obrigatória em todos os períodos da engenharia. A disciplina aparece normalmente na grade curricular até o final do curso em todos os períodos.

O que se estuda nesta matéria?

Geralmente, é um estudo mais aprofundado de uma das disciplinas compostas do período letivo do discente. O tema escolhido para esta disciplina fica a critério da universidade, bem como a carga horária. A ementa e os temas a serem estudados ficam disponibilizados na plataforma virtual do aluno.

Como são as aulas?

As aulas são online, em sistema informatizado, onde o aluno estuda os temas constantes na ementa da disciplina definida. Ao final de cada tema é proposto um conjunto de exercícios avaliativos, que devem ser respondidos no próprio ambiente virtual.

Ao final dos exercícios, o aluno pode conferir as respostas e assim testar os seus conhecimentos. O aluno é avaliado na disciplina, respondendo um conjunto de 30 questões, não sendo possível consulta.

O aluno é pontuado normalmente, e caso não alcance a média para aprovação, fica em estado de dependência na disciplina, igualmente como ocorre em uma disciplina presencial.

Dificuldades?

A falta de acompanhamento na matéria por parte dos docentes. Por ser online, o entendimento fica comprometido, uma vez que o aluno é o responsável unicamente pelo aprendizado. A pesar de existir uma assessoria online, caso o discente tenha dúvidas, é mais desafiador do que uma disciplina presencial. Há a necessidade de tempo para entender profundamente os assuntos para responder às questões propostas ao final do estudo.

O que os professores da faculdade mais cobram?

Todo o assunto da ementa da disciplina.

Contribuição significativa, pois é mais um critério para sucesso do aluno no curso superior. É uma oportunidade de se aprofundar os conhecimentos naquela disciplina, responder questões e fixar melhor os conhecimentos estudados em sala de aula e no sistema.

Sobre o curso superior

O curso superior de engenharia mecânica tem duração de cinco anos e, dependendo da universidade escolhida, o aluno aprende e executa o que aprendeu através de projetos propostos pela universidade. Eu obtive muitos conhecimentos e pude colocar em prática o que aprendi, através de disciplinas que desenvolveram meu senso critico e criatividade, o que é muito importante para um profissional de engenharia mecânica. É muito importante verificar a ementa antes de iniciar uma graduação.

Minha formação foi bem sucedida por que a universidade que escolhi proporcionou ferramentas e métodos de aprendizado que forçam o desenvolvimento do aluno. Todas as disciplinas de estudos disciplinares que passei nos dez períodos da graduação desenvolveram-me ainda mais, pois necessitei rever assuntos que já não lembrava mais, e assim pude adquirir a aprovação em todas elas, e concluir com louvor a faculdade.

Marthina Sousa da Costa - Engenharia Mecânica - Unip



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos