Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Engenharia Civil: Topografia



É quase impossível ninguém nunca ter visto essa matéria, sem fala o quanto é importante ela para toda a vida, e sem falar à dificuldade que ela é exercida em trabalho tanto na parte de engenharia como na parte processual.

As verdades verdadeiras da topografia

O que se dizer sobre topografia a ideia inicial da obra, o conceito do terreno, a briga e a existência de qualquer discussão, o melhor trabalho de todos, enfim tudo e muito mais por si só a topografia é fácil, magnifica e esplendida, porem deve se saber que seu professor não vai mostrar a verdade verdadeira sobre ela e sim um monte de conta inútil e a dilatação comum de qualquer trena que na verdade será seu verdadeiro instrumento.

O metro a criação mais fantástica dos franceses sem isso você não pode nem usar um teodolito, estação ou GPS basicamente seria só isso tudo que você precisa saber sobre a topografia.

O que ninguém vai te contar é que isso esta relacionado aos projetos as leis e a um monte de coisas, o problema maior é que tudo que você acha que sabe sobre ela na verdade é nada a respeito, e tudo fica diferente o grande segredo seria uma forma de “macete”, a esse ninguém vai te falar e você será choutado e não aceito em nenhum lugar, pois isso e irrelevante eles pedem estagio mais querem que você tenha experiência uma forma mais rápida de eliminar os incompetentes, os inúteis e preguiçosos.

Dificuldades para os profissionais

Saiba que:

Não haverá sempre terrenos planos e sem lama, você vai ter que criarem eles de lugares aclives e tenebrosos; não haverá vizinhos amorosos, você terá que ir armado e preparado contra ladrões, favelas, animais peçonhentos e carnívoros, desacertos de vizinhos (esse é o maior perigo), e invasores de assentamentos irregulares; não haverá clientes bonzinhos e sim vigaristas que vão te processar ao menor de seus erros e sempre haverá concorrentes prontos para te prejudicar e te boicotar e se você fizer isso não se esqueça de que é crime, mas e claro que também tem seu lado bom.

Conteúdos mais cobrados aos alunos

Simplesmente serão cobradas contas de angulação e azimutes, conversões de rumo para azimutes e diferenças e erros lineares isso é tão desnecessário quanto necessário porque hoje em dia tem softwares e claro calculadoras que fazem tudo mais e claro que sempre haverá duvida por isso saiba fazer essas diferenças, mas o mais importante é conversar com seu professor e não o menospreza-lo, pois ele sabe muito mais do que aparenta e só vai ensinar você quando o mesmo mostra interesse no assunto e na aula.

Aplicações

O interessante é que não existe disfunção e nem distinção neste tipo de serviço qualquer um pode trabalhar desde que tenha vontade de trabalhar, já mulheres incríveis neste serviço como vi homens de academia terríveis nesta profissão, é um trabalho árduo e existe muito preconceito nessa área também, acho isso desnecessário, porem é a verdade. Carregar os equipamentos enfrentar invernadas e morros e talvez o pior seja ficar nos órgãos do governo como a CETESB o DAEE e Cartórios, trabalhar a noite em sábado e domingo, mais e um serviço saudável vigoroso a vida.

Nada mais interessante do que ouvir as historias dos donos do terreno e comer aquele pão de queijo em torno a um fogão de lenha, ver coisas fantástica e a deslumbrante visão da topografia que é disponibilizado a um fim de tarde e como e incrível pegar e ver a diversa imensidão da luneta e seu incrível alcance.

Conclusão

Concluo que o interessante e talvez satisfatório seja o dinheiro por certo ponto de vista é muito dinheiro de certa forma se você conseguir vários serviços destes, mas o melhor mesmo o que não paga o que vale a pena é ver a felicidade de uma missão bem realizada e completa e ter um bom nome e poder dormir tranquilo de noite.

GIOVANINI, F. S., Topografo, Calculista Estrutural, Desenhista Cadista, graduando de engenharia civil da UNIFIA



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos