Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Filosofia: Ética e Educação



A Ética e a educação tem uma relação antiga de parentesco, sendo que os a etimologia da palavra combina muito bem. Ética do grego “ethos” que significa “modo de ser”, “costume” e educação do latim “educare” que significa “guiar” ou “instruir”. A disciplina ética e educação demostra a importância de se educar, guiar ou instruir para um costume superior. Essa uma disciplina do curso de Licenciatura Plena em Filosofia da UEPA (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ), é uma matéria obrigatória, tem a carga horária de 80 horas e, é uma disciplina de cunho teórico.

O que é a junção de ética e educação?

A ética e a educação andam de mãos dadas, pois a mesma precisa ser entendida e estudada dentro do sistema educacional de forma interdisciplinar, pois é indispensável para o homem viver em paz na sociedade e ser um cidadão consciente e atuante.

O que se estuda nesta matéria?

O estudo e a leitura dos conceitos, a mudança do termo ética ao longo do tempo, a mudança do significado da palavra moral de acordo com a época e o local. Como deve ser a postura do educador diante da ética profissional, bem como as potencialidades de um ser ético e responsável.

Como são as aulas?

São aulas teóricas que pretendem demostrar a importância da junção da ética com a educação. Demostra o conceito de ética ao longo do tempo e a forma como a educação contribui para a formação ética do caráter humano.

Quais as dificuldades que encontrei no estudo da disciplina?

A dificuldade nessa disciplina foi um professor com titulação de doutor que não possui uma postura ética e nem educação para ministrar uma disciplina de grande valor como essa, pois nos debates não obtivemos respeito do professor com relação à cultura e os costumes diferentes e sim embates desrespeitosos.

O que os professores da universidade mais cobram?

O professor cobra a leitura de livros de Platão, de Kant e dos autores pós-modernos, bem como a exposição do tema em seminários e trabalhos escritos.

Qual a contribuição desta disciplina para meu curso superior?

Ética e educação tem uma relação antiga, porque todo bom costume é aprendido ou guiado. Dessa forma a ética tanto profissional quanto pessoal é relevante para a fidelidade profissional.

A junção dessas duas forças: ética e educação. É uma forma de se juntar o útil ao agradável, pois educar não é uma tarefa fácil nos dias atuais e as questões éticas são a base para todo cidadão.

Sandra Regina Rodrigues Teixeira - Licenciada Plena em Filosofia pela UEPA.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos