Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Qual faculdade fazer para ser prefeito ou vereador?



Esta é uma pergunta interessante, pois os cargos de prefeito e vereadores são extremamente disputados na época de eleição municipal que ocorre a cada quatro anos no Brasil.

O que chama a atenção nessas disputas e que muitos dos candidatos não parecem assim tão qualificados, especialmente nos casos de vereadores. O programa político no rádio e televisão é muita das vezes visto com humor pelas formas que os candidatos se apresentam.

Seriam eles formados em quê? Ou qual é a formação universitária ou curso superior que a justiça eleitoral exige para se candidatar a esses cargos?

A resposta é nenhuma.

Isso, mesmo. Não é necessário ter formação superior para ser prefeito ou vereador em uma cidade. Na verdade pouca coisa se exige em termos de formação. Vocês devem se lembrar do caso do Tiririca que precisou fazer alguns testes para comprovar que ele não era analfabeto, a fim de ocupar o cargo de deputado federal para o qual ele foi eleito.

Mas isto não significa que um curso superior não seja importante para quem deseja ocupar esses casos. Embora não seja obrigatório, creio que os cursos abaixo sejam os mais indicados para quem deseja ocupar as cadeiras do executivo e legislativo municipal.

Prefeito

O prefeito é o administrador de uma cidade, uma espécie de gerente. É ele quem cuida do dinheiro arrecadado com impostos e tributos municipais, bem como destina esses recursos para as mais diversas finalidades no município. Sempre em prol da população em geral.

Então, se ele é um gerente ou um gestor, a faculdade mais indicada para ele é administração, já que este curso prepara o aluno exatamente para ser um gestor que pode ser de uma empresa, uma instituição e por que não, uma cidade.

Existe ainda um curso mais específico que o de Gestão Pública. Enquanto o curso de administração foca no modelo de administração em geral, o Gestão Pública é específico e foca o poder público, o que poderia ser muito mais proveitoso para um candidato a prefeito.

Há muitas matérias que são comuns nos dois cursos, pois tratam de conceitos fundamentais da administração em qualquer área ou empresa, enquanto que há matérias específicas no curso superior de Gestão Pública por ser focado neste segmento.

O curso de Administração é bacharelado, portanto tem duração de 8 semestres ou 4 anos. Já o Gestão Pública é de nível tecnólogo e normalmente ocorre em 4 semestres ou 2 anos, podendo variar de acordo com a faculdade ou universidade.

Vereador

Já o vereador não é um administrador, embora muitos confundam um pouco e cobra seus vereadores como se fossem. O vereador é um legislador municipal e cabe a ele propor, discutir a aprovar as leis municipais, bem como executar o trabalho de fiscalização do prefeito, isto é, da administração municipal como um todo.

Assim, creio que o curso mais indicado para quem deseja ocupar este cargo é o de Direito, já que esta formação está voltada para quem trabalha com a lei. Assim, um vereador formado em Direito terá uma visão mais completa de como propor leis, de como deve ser discutido, votado e finalmente aprovado essas leis.

O curso de bacharelado em direito é feito em 10 semestres ou 5 anos. Contudo é importante observar que para ser advogado no Brasil, além de ter concluído o curso de direito é necessário ser aprovado no exame da OAB que é a Ordem dos Advogados do Brasil.

Outros cursos

Mas isto não significa que pessoas formadas em outros cursos não tenham a mesma competência, apenas destacamos que os cursos acima citados oferecem uma formação acadêmica mais próxima das atividades que prefeito e vereadores irão executar no dia-a-dia e portanto faz mais sentido.

De qualquer forma e apesar de não ser obrigatório ter uma formação superior, creio que é importante para o candidato que ele tenha se formado em alguma faculdade, mesmo que não sejam as citadas acima. Afinal ele irá exercer cargos importantes e irá lidar com questões complexas que envolverão a vida de todas as pessoas no município. Assim, é importante ele estar bem preparado e um curso superior é um primeiro passo.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos