Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso superior de Letras: Estágio Inglês e Português



Para começar os estágios na UERJ, campus FFP, o aluno precisa passar por um longo caminho incluindo as matérias de Metodologia de Ensino e Fundamentos e Práticas do ensino. Na grade do curso de Letras Português e Inglês, temos essas matérias preparatórias em ambas as línguas, até chegar, finalmente, aos Estágios Supervisionados.

O Currículo

A divisão dessas disciplinas preliminares começa no terceiro período, com as matérias de Inglês. Apenas vamos começar a ver as classes preparatórias de língua portuguesa a partir do quinto período. As matérias de estágio, propriamente ditas, iniciam no sexto período, como mostro a seguir.

• Divisão

- 3° período: Metodologia do Ensino de Língua Inglesa

- 4° período: Fund. e Práticas de Ensino de Língua Inglesa I

- 5° período: Fundamentos e Práticas de Ensino em Língua Inglesa II e Metodologia Ensino Língua Portuguesa e Literatura I

- 6° período: Estágio Supervisionado de Ensino de Língua Inglesa I, Fundamentos e Práticas de Ensino em Língua Inglesa III e Fundamentos Prática Ensino Língua Portuguesa e Literatura I

- 7° período: Estágio Supervisionado de Ensino de Língua Inglesa II, Fundamentos Prática Ensino Língua Portuguesa e Literatura II e Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental

- 8° período: Estágio Supervisionado em Língua Port. no Ensino Médio e Estágio Supervisionado III

• Explicação

Dessa forma, podemos observar que teremos Estágio Supervisionado de língua Inglesa I, no sexto período, dividindo-se em: I, II e III. Já o estágio de língua portuguesa divide-se em: Ensino Fundamental e Ensino Médio, começando no sétimo período.

Estágio Supervisionado de Ensino de Língua Inglesa

De forma geral foram vivências que mostraram como é a vida de um professor de verdade. Temos a oportunidade de observar as turmas do ponto de vista intermediário, nem como professores regentes, nem como alunos. Alguns professores não se sentem confortáveis com um estagiário analisando suas aulas e por isso nem todos aceitam graduandos em suas salas. Mas uma dica é você voltar no colégio que estudou e procurar seus professores, eles com certeza ficarão felizes de ver que você continuou com sua educação, não parando apenas no Ensino Médio, mas buscando ir além. Um fato a comentar é que nem todos ficarão felizes de saber que você escolheu ser docente. Em um dos meus estágios a própria professora aconselhou-me a não seguir aquele caminho, porque, segundo ela, não tinha a devida valorização.

Esses estágios são divididos da seguinte forma:

- Estágio I

• Objetivos: Vivenciar práticas educacionais de salas de aula de língua inglesa em turmas de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental

• Ementa: Preparação e acompanhamento de estágio orientado nas escolas cadastradas

- Estágio II

• Objetivos: Vivenciar práticas educacionais de salas de aula de língua inglesa em turmas de 1ª a 3ª séries do ensino médio

• Ementa: Preparação e acompanhamento de estágio orientado nas escolas cadastradas.

- Estágio III

• Objetivos: Vivenciar práticas de sala de aula em diversas situações como: curso de inglês, EJA e Educação Especial.

• Ementa: Preparação e acompanhamento de estágio orientado nas escolas cadastradas.

Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa

Acabei gostando mais desses estágios do que os que fiz em Língua Inglesa. Tenho boas recordações porque fiz nos colégios que eu me formei, tanto no Ensino Fundamental, quanto no Ensino Médio. E, para complementar, com dois dos meus professores favoritos que me diziam que eu ainda seria uma professora de português. Acertaram!

Diferentemente da professora de inglês que me aconselhou a não seguir a profissão, esses professores ficaram muito felizes por eu estar nesse caminho. Mas é importante dizer que, sim, a área é difícil e não é remunerada da maneira que deveria, tendo em vista todo o trabalho de um professor. E é justamente no Estágio que você percebe o quanto pode ser difícil a vida como docente.

Outra coisa a dizer é que você terá que apresentar uma aula em um dia combinado com o professor regente. Claro que com a empolgação do início, você irá fazer uma aula com dinâmicas e com vários recursos, que os alunos vão adorar. Mas sendo regente de uma turma, nem sempre você terá como fazer uma aula incrível e vai ouvir muito dos alunos “gostaria que você fosse nossa professora”, porém, lembre-se de que dar aula todos os dias é bem diferente de uma aula super planejada como estagiário, então não deixe o elogio subir a sua cabeça.

Esses estágios são divididos da seguinte forma:

- Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental

• Objetivos: Planejar e vivenciar as atividades profissionais de língua portuguesa e literatura no ambiente escolar do Ensino Fundamental.

•Ementa: Preparação e acompanhamento de estágio orientado nas escolas cadastradas

- Estágio Supervisionado no Ensino Médio

• Objetivos: Planejar e vivenciar as atividades profissionais de língua portuguesa e literatura no ambiente escolar do Ensino Médio.

•Ementa: Preparação e acompanhamento de estágio orientado nas escolas cadastradas.

Minha Experiência

Foram nos estágios que percebi o que é a vida de um professor e como é difícil estar à frente de uma turma. Quando cursamos as matérias de Metodologia e Fundamentos apenas precisamos apresentar nossa aula para nossos colegas de turma, que vão, certamente, colaborar para nossa aula correr bem. Quando estamos diante de alunos de Ensino Fundamental e Médio, temos que administrar coisa como: falatório, falta de atenção, indisciplina, se todos estão fazendo as tarefas etc. E nessa hora que você percebe se quer seguir a docência ou não.

Conclusão

As matérias de estágio são extremamente importantes para o graduando, pois é com elas que ele entra em campo e percebe a vida real dos colégios e cursos. Uma dica que eu dou é que você vá procurar uma escola com toda a documentação da sua faculdade (que o professor vai passar) assim que começar o período. Não deixe para depois, porque não é tão fácil conseguir que a escola abra sua sala de aula para alguém de fora, especialmente porque o calendário das escolas é diferente do calendário das graduações.

Aproveite todos os dias do estágio e observe o que gosta na prática do professor regente e o que não faria em sala de aula, pois é a partir dessa vivência que você vai começar a formular suas primeiras aulas para as turmas que for trabalhar.

Beatriz Ramirez, graduada no curso de Letras Português/Inglês pela UERJ-FFP.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos