Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Disciplina: Nutrição em Saúde Pública. Faculdade



O que é?

É uma disciplina estudada no curso de nutrição, onde também é conhecida como Saúde Coletiva. Ela aborda as políticas e diretrizes que são aplicadas pelo governo referente à segurança alimentar e nutricional da população.

Neste sentido o profissional nutricionista será preparado a atuar com as coletividades, a população em geral em hospitais, postos de saúde e tendo o conhecimento das campanhas nacionais voltadas para a alimentação e articulando com outras campanhas e políticas desenvolvendo assim o trabalho e atendimento multidisciplinar.

O que é estudado?

Esta é uma disciplina bastante extensa e durante o curso conhecemos a evolução histórica da saúde pública em nosso país. Aprendemos o que a atual Constituição Federal de 1988 nos traz a respeito de saúde e alimentação, que se traduz como um direito universal a todos os brasileiros e que compete ao Estado garantir estes direitos a todos os cidadãos, independente de raça, condição social, denominação política, etc.

Os principais assuntos abortados nesta disciplina Nutrição em Saúde Pública são:

  • O papel do nutricionista em saúde pública;
  • Políticas de Alimentação e Nutrição no Brasil (evolução histórica; Política Nacional de Alimentação e Nutrição – PANAN, com seus fundamentos, propósitos, diretrizes, responsabilidades das instituições e das três esferas de governo –municipal, estadual e federal);
  • Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional;
  • Segurança Alimentar e Nutricional;
  • Identificação dos principais problemas nutricionais da população brasileira.

As principais dificuldades

As principais dificuldades são a evolução histórica da saúde pública brasileira e a grande quantidade de programas, bem como entender o seu funcionamento e a aplicabilidade no cotidiano. Mas com atenção, foco e perseverança é possível entender e aplicar o que nos é passado.

O que é cobrado dentro da disciplina?

São diversos os temas discutidos sobre as políticas públicas e diretrizes tomadas pelo governo com a finalidade de garantir o direito a alimentação para todos os brasileiros. Para tal, a uma cobrança na questão visionaria do profissional nutricionista sobre as práticas atualmente aplicadas e o que poderia ser realizado ou mudado para melhorar a qualidade de vida da população.

Durante as aulas podem ser propostas visitas a instituições e também a aplicação de algumas práticas na comunidade local, como por exemplo palestras sobre a alimentação de diabéticos, ou os passos para uma alimentação saudável para adultos.

Outras informações

Esta disciplina ajuda no embasamento para se trabalhar em clinicas, hospitais, asilos ou quaisquer outras instituições de saúde dependentes economicamente das três esferas do governo. O profissional passa a entender os tipos de programas desenvolvidos, como os mesmos são monitorados pelo governo, como as diretrizes e políticas são renovadas ou melhoradas. Esta disciplina dá uma visão ampla do que pode ser realizado, mas a aplicabilidade das soluções vem da nutrição clínica e da segurança alimentar e nutricional, onde temos os respaldos de aplicabilidade dietoterápica.

O nutricional pode trabalhar na formulação das políticas e diretrizes de saúde pública através das práticas recomendáveis de alimentação para a população, bem como na linha de frente utilizando das estratégias já aplicadas pelo governo.

Livia Ribeiro Silva - Nutricionista (CRN 7333)



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos