Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de nutrição: Biologia, Histologia, Embriologia



A Biologia Celular e a Histologia são ciências que estudam as células, seu funcionamento, as estruturas que as compõe (organelas), suas relações com os diferentes tipos de tecidos,órgãos e sistemas e tem conexão direta com o estudo da Bioquímica. Já a Embriologia estuda todos estes aspectos da Biologia Celular e da Histologia porém com foco no desenvolvimento embrionário e do feto, envolvendo a formação de todas as estruturas do corpo humano.

O que é estudado?

A ementa e os conteúdos estudados são amplos e seguem alguns exemplos dos principais assuntos envolvidos durante o estudo desta disciplina:

  • Aparelhos reprodutores, gametogênese e fertilização
  • Desenvolvimento embrionário
  • Anexos embrionários
  • Embriologia comparada
  • Conhecimento morfofuncional dos quatro tecidos (Epitelial, Conjuntivo, Muscular e Nervoso)
  • Organização microscópica e histológica dos sistemas humanos ( Preparação histológica, Sistema circulatório, respiratório, digestório, endócrino, urinário, nervoso, sensorial e genital)
  • Métodos de estudo em microscopia óptica e eletrônica
  • Citologia
  • Reprodução Celular
  • Tecido Epitelial de revestimento
  • Tecido Epitelial glandular
  • Tecido conjuntivo propriamente dito e Tecido conjuntivo (Adiposo)
  • Tecido Cartilaginoso
  • Tecido Muscular
  • Tecido Ósseo
  • Tecido Nervoso
  • Primeira semana do desenvolvimento humano (fecundação, clivagem e compactação, correlações clínicas, manipulação da reprodução humana, reprodução assistida)
  • Segunda semana do desenvolvimento humano (final da implantação, formação do embrião, imunologia da gestação, sítios de implantação)
  • Terceira semana do desenvolvimento humano (gastrulação, formação do embrião trilaminar, linha primitiva, notocorda, placa neural, desenvolvimento do sistema cardiovascular primitivo)
  • Quarta a oitava semana do desenvolvimento humano (dobramento do embrião, prega cefálica, caudal e lateral, ectoderme, mesoderme, endoderme, anexos fetais e placenta)

As principais dificuldades

As dificuldades encontradas são os diversos nomes científicos, a identificação das estruturas celulares nos cortes histológicos quando cobrado em avaliações, e é uma matéria que precisa ser muito bem compreendida, pois tem envolvimento com todas as demais disciplinas do curso de nutrição. Uma aprendizagem deficiente com certeza acarretará em dificuldades futuras em outras componentes do curso de nutrição.

As aulas são dividas em teóricas (sala de aula) e aulas práticas (laboratório), as aulas no laboratório possuem roteiros desenvolvidos pelo professor e que devem ser seguidos pelo aluno, geralmente ao final de cada aula é realizado um relatório das atividades desenvolvidas, as observações e através deste relatório o aluno é avaliado.

O que é cobrado dentro da disciplina?

De maneira geral é cobrado que o aluno passe a ter a compreensão básica do funcionamento dos quatro tecidos básicos do corpo humano e tenha noções básicas de embriologia humana, permitindo o entendimento dos fenômenos estruturais relacionado com outras disciplinas como a Anatomia, a Fisiologia e Patologia, com a finalidade de desenvolver trabalhos de investigação e estudos na área nutricional.

Livia Ribeiro Silva - Nutricionista (CRN 7333)



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos