Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Sistemas de Informação: Homem e Sociedade



O homem dentro da sociedade tem que se adaptar e entrar em conformidade com algumas leis, costumes, tradições e ideias de uma cultura. Sobre tudo isso se deve haver o respeito e a ética, pra que não haja conflitos e desrespeito de valores formados.

A sociedade em outro ponto é formada de diversos indivíduos que se respeitam e pra que não tenha nenhuma quebra de leis e regras, existe a padronização do que vai ser comum a todos estarem seguindo. Por isso quando entramos na questão tecnológica devemos pensar em alguns fatores que são cruciais pra que não tenham nenhum problema.

Professores

A disciplina ministrada pelo professor mostrou muitas coisas importantes referentes à tecnologia envolvendo o homem e a sociedade. Com isso pudemos enxergar o quanto a tecnologia também deve se adequar a sociedade e principalmente o homem como individuo que faz parte desta sociedade. Mas pra tudo dar certo existe a grande necessidade de seguir regras importantes que auxiliarão muito na construção tecnológica de uma sociedade sem ferir seus costumes e tradições. Devemos também lembrar que ao falar de ética lembro os nossos valores que muita das vezes não poderá ser ferida diante de uma sociedade, tudo isso deve ser previsto e trabalhado pra que não haja conflito. Foi muito importante o que foi abordado pelo professor, porque com isso pudemos ter noção do que iriamos nos deparar no mundo lá fora.

Conteúdo Abordado

Trabalhamos em sala de aula Ética: Quando falamos de ética dentro desta disciplina, levantamos várias questões relevantes, e uma dela foi os valores adquiridos no decorrer da vida. Pra que serviu, qual foi utilidade e como estou fazendo o bom uso disso para minha vida.

Ambiente de trabalho: Quando estou num ambiente de trabalho será que é comum eu continuar agindo vivendo e cumprindo com os valores por mim estipulados pra minha vida. Será que não serei contaminado pelo sistema que lá dentro acontece? Coisas que valeriam a pena pensar e refletir, de que forma estou eu agindo diante dessas situações.

Relacionamento Interpessoal: Como estou agindo num relacionamento com outras pessoas. O indivíduo deve compreender viver neste meio e principalmente não deixar os seus valores de lado. Em todo o meio se faz necessário o relacionamento interpessoal, desta forma que formamos ideias, conceitos e nos comunicamos uns com os outros.

O que a sociedade impõe: A sociedade impõe que sejamos conforme o padrão por ela estipulada, cabe a nós seguirmos o que é imposto ou não, desde que não fira os nossos valores. Nem tudo o que a sociedade vai impor será interessante acatar. O maior problema é quando temos que defender nossos valores diante do nosso chefe, colocando em jogo nosso emprego. Então esta e outras questões foram levantadas.

Sociedade e tecnologia: O uso da tecnologia hoje também promove cultura, valores e outros, por isso entra em pauta, como fazer o bom uso, de que forma devo usufruir de algo que é para o meu bem. Tratamos em sala a questão do uso indevido de alguns podem destruir a imagem de uma sociedade, de um grupo ou até de um país. Então hoje neste meio de comunicação que um simples clique pode causar grande danos, somos testemunhas de muitos desastres envolvendo celebridades, destruíram uma sociedade, comunidade ou até uma nação.

Debates sobre Homem e Sociedade: Trabalhamos bastante debates do dia a dia, e assim chegarmos num só objetivo, que independente onde estamos ou onde vamos os valores, obtidos ao decorrer da vida não podem ser perdidos, mais sim preservados.

Conclusão

Aprendi muito com esta disciplina, mas há ainda muito a colocar em prática. Esta deve ser sempre a busca, não perdendo os valores e cumprindo com as leis e buscando não ferir o sociedade onde vive.

Thiago Luiz Americo - UNASP



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos