Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Administração: Metodologia do Trabalho Acadêmico



Essa disciplina aborda a linguagem e as modalidades dos trabalhos acadêmicos. Normas técnicas. Conceitos e fundamentos teóricos em Metodologia Científica. Resumindo: serve para você aprender como escrever corretamente a sua tese, a sua monografia, o famoso e para muitos infame TCC - Trabalho de Conclusão de Curso.

Uma dica importante é de não deixar essa tarefa para última hora, o quanto antes você começar a pensar no TCC, mais fácil e tranquilo será concluí-lo. Quem deixa para a última hora acaba se desesperando e não produzindo um trabalho de qualidade, corre o risco de não conseguir o diploma só por causa (ou principalmente) do TCC! Aí aquela vaga que você sonhava, ou aquele concurso público que estava pensando em prestar...esquece.

Quais as dificuldades?

A principal dificuldade é que principalmente se você está fazendo a sua primeira graduação, provavelmente não está acostumado a escrever em linguagem acadêmica e seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Por isso, mais uma vez destaco a importância de não deixar para última hora, é fundamental que você elabore o seu TCC com muita tranquilidade, tenha tempo para enviar uma prévia para o coordenador do seu curso, receber o feedback e fazer as correções necessárias. Enviar novamente e receber outra devolutiva. Enfim, para ser sincero esse processo pode ser um pouco enfadonho, mas não desanime, procure escolher um tema de seu interesse (relacionado ao seu curso), pois isso lhe dará mais ânimo para prosseguir, e lembre-se, no final é tudo uma questão de prática!

Também em hipótese alguma busque atalhos, como procurar textos prontos na internet ou pagar para alguém fazer o trabalho por você, pois além de ser uma prática antiética, ainda pode ser considerada crime enquadrado no artigo 307 do Código Penal:

Art. 307 – Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem:

Pena – detenção, de três meses a um ano, ou multa, se o fato não constitui elemento de crime mais grave.

Mas mesmo que não se chegue a esse extremo, lembre-se de que os seus professores não são otários e uma das primeiras coisas que farão é verificar se o texto é seu mesmo ou se foi copiado de algum lugar. Além do mais, não é possível que você tenha passado quatro ou cinco anos na faculdade e não tenha aprendido nada, e, ainda correndo o risco de jogar todos esses anos de sacrifício janela afora, eu com certeza não arriscaria!

Por último, mas não menos importante, para te convencer a não praticar o plágio, lembre-se da profunda crise moral e ética pela qual o nosso país está passando. E o que isso tem a ver? Ora, como cobrar de nossos representantes uma postura ética que nós mesmos não adotamos?

Que tipo de profissional você quer ser quando se formar, pense nisso!

Quais as aplicações?

Bem, basicamente essa disciplina não tem outras aplicações a não ser a produção de trabalhos acadêmicos. A vantagem é que se você der prosseguimento nos seus estudos, com uma pós-graduação, um mestrado, etc., a metodologia será a mesma, e, portanto, provavelmente nos próximos trabalhos você não terá tanta dificuldade.

Conclusão

Já vi muita gente questionando para que serve o TCC?

Se eu já estudei todos esses anos, fiz os trabalhos, fui aprovado nas provas, etc., por que ainda tenho que apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso?

O Trabalho de Conclusão de Curso visa introduzir o aluno no campo da pesquisa científica.

Lembre-se que você está se formando em um curso superior, portanto, é fundamental que você esteja familiarizado com os conceitos e fundamentos técnicos em metodologia científica e que seja capaz de não só interpretar e analisar criticamente o conhecimento existente, como também de produzir novos conhecimentos por meio da investigação científica.

Beleza, mas em que isso tudo vai ajudar na minha profissão se eu não for seguir uma carreira acadêmica?

Pense que você é um empresário, ou recrutador de uma grande multinacional, daquela empresa dos sonhos, quem você contrataria, aquele profissional que se formou com base na decoreba e “aprendeu” a pesquisar no Google ou Wikipédia e dar Ctrl C – Ctrl V, ou, aquele profissional que realmente se apropriou do conhecimento, que desenvolveu o senso crítico, a capacidade de síntese e análise para lidar com situações novas de maneira clara, objetiva, inovadora, e a pensar “fora da caixa”? E já que mencionamos o Google, aproveita e dê uma pesquisada nos métodos de seleção do Google, e você vai ver que eles procuram selecionar justamente essas pessoas de quem estou falando, que aprenderam a lidar com o inusitado, a inovar! E você pode não acreditar, mas com certeza o TCC, se bem feito, te ajudará em tudo isso, entre avanços e retrocessos, você irá aprender principalmente a sintetizar e analisar, fazer inferências e deduções, argumentar e defender o seu ponto de vista, defender a sua tese, e tomando gosto pela escrita, continuar produzindo textos, cada vez melhores, você notará que sua capacidade de argumentação e raciocínio também irão evoluir, e com certeza isso te ajudará na vida, profissional e pessoal. Boa sorte!

Vinicius Torraque Novaes, Servidor Público Federal, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo com MBA em Administração de Empresas pela Faculdade Internacional de Curitiba, Bacharelando em Relações Internacionai pela Faculdade Internacional de Curitiba e Pós Graduando em Coaching em Liderança pela Faculdade UnYLeYa.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos