Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Engenharia e Meio Ambiente - Faculdade de Engenharia Mecânica



Engenharia e Meio Ambiente

O objetivo é mostrar a ligação entre engenharia e meio ambiente e o porquê como engenheiro mecânico você precisa ter preocupação com o meio-ambiente, além de ser um meio interessante para redução dos custos industriais e por consequência, de seus produtos.

Desenvolvimento

Assim que fui me inscrever nesta disciplina que continha o título engenharia e meio ambiente, me questionei o porquê desta necessidade, logo eu, que tinha optado por engenharia mecânica, por que estudar meio ambiente, onde poderia aplicar.

Me recordo que no primeiro dia de aula já mudei completamente minha visão sobre a disciplina, apenas em entender um pouco melhor a descrição do que seria visto no decorrer do semestre.

Há alguns anos atrás a visão que se tinha de meio ambiente era completamente diferente da visão que se tem nos dias atuais. Hoje o impacto que a má gestão do meio ambiente pode ter nas empresas é enorme, podendo muitas vezes gerar a falência da mesma, sobretudo com a repercussão nas redes sociais.

Hoje as grandes empresas têm uma preocupação muito grande com o meio-ambiente e nós como engenheiros temos também que ter, ou seja, bem definir qual o impacto que nossos projetos poderão ter, assim como sempre questionar, o que poderemos fazer para eliminar ou mitigar os riscos identificados.

O que se observa é que independente da especialidade, os engenheiros são responsáveis por alterações no ambiente natural, podendo causar se não houver um adequado controle, inúmeros problemas.

Interessante que a cada aula que eu tinha, descobria algo novo e me surpreendia com o vasto campo de atuação que o meio ambiente oferece a nós como engenheiros.

Qualquer grande empresa hoje busca uma certificação ISO-14001, ou no mínimo, um sistema de gestão ambiental, que vai ajudá-la a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte de seu dia-a-dia, se comprometendo com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas, definindo claramente a estratégia ambiental da organização através de uma política ambiental clara e bem comunicada em todo os níveis.

Além disto, as organizações não devem se limitar a preocupar-se apenas como suas ações podem influenciar negativamente no meio ambiente, mas também devem estar atentas em todas as fases relacionadas aos serviços e produtos, de forma a não poluir o ambiente quando forem descartados.

Portanto, como engenheiro em qualquer posto que for atuar vai precisar conhecer e garantir que o ciclo de vida de seu produto, por exemplo, contemple o impacto no meio ambiente e que automaticamente já previna meios para eliminar ou mitigar este impacto.

Outro ponto importante que deve ser considerado é que ter um sistema de gestão ambiental conforme e adequado a legislação, além de prevenir multas, ajuda a empresa a reduzir seus custos, tendo programas para redução do consumo de energia elétrica, de água e de ar comprimido, por exemplo, onde todos os colaboradores podem ser envolvidos com suas ideias e sugestões, melhorando inclusive a motivação e o clima organizacional.

Conclusão

Portanto, hoje, podemos dizer que o meio ambiente nunca esteve tão em alta quanto nos dias atuais. O que se vê é que com o aumento da população e por consequência das atividades industriais, nós como engenheiros, precisamos estar atentos as mudanças, e sobretudo estar atento em que estas mudanças irão impactar o futuro do planeta.

O meio ambiente tem e deve estar dentro das estratégias de qualquer empresa, seja grande ou pequena, onde todos os colaboradores devem estar envolvidos e que deve ser apoiado sobretudo pela alta direção, pois caso contrário, será mais um programa ou certificação para o auditor ver. O meio-ambiente deve ser responsabilidade de todos!

Renata de Fátima Vasconcellos, Engenharia Mecânica, Administração, UFRJ



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos