Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso Sistemas de Informação: Redes de Computadores



Rede de Computadores é uma disciplina que está dentro do curso de Sistemas de Informação, geralmente ao contrario do que muitos pensam, essa matéria não é ensinada dentro da plataforma windows, geralmente todo o conteúdo dessa disciplina é ensinado dentro do sistema operacional Linux, essa é uma dificuldade encontrada pelos discentes, pois, a maioria tem experiência, sabe manusear, configurar o sistema operacional windows, nele, facilmente é conseguido instalar e configurar uma rede entre dois computadores, da um ping de um computador para outro, instalar um servidor web, ou seja, fazer uma comunicação, porque, tudo vem com instalador, e o usuário geralmente não precisa ter conhecimentos além do de clicar em cima do instalador e avançar, porém, quando esses simples tópicos são feitos no sistema operacional do pinguim, é exigido conhecimento sobre códigos e linha de comando, os códigos são do próprio linux e é um pouco parecido com o do sistema operacional MS- DOS do Windows, exemplo o comando DIR (Directory) que significa diretório serve para listar arquivos e o Ls (List) que significa lista serve para lista arquivos também.

O que se estuda?

O que se aprende nessa matéria, é a configuração e instalação de complexos meios de comunicação de máquina para maquina, de máquina para web, de banco de dados interligados, ou seja, das mais diversas formas você aprenderá as comunicações entre redes e entre redes e sistemas.

Seu Conteúdo e ministrado em dois semestre, primeiro Redes I e o segundo Redes II. O que você aprende vai ser utilizado quando estiver fazendo um sistema, quando for configura um cabeamento estruturado de um prédio por exemplo, a comunicação entre sistemas exemplo dentro de uma redes de supermercado, de hospital, de uma empresa, dentre outros.

Enfim, essa como todas as demais disciplinas da área de sistemas de informação vão te levar a um conhecimento único, porque todos vêem o mesmo conteúdo, mais na pratica quem se destaca é quem descobre o jeito prático e a eficácia de fazê-lo. O que diferencia o profissional da área de sistemas além da matéria aprendida é a forma de colocá-la em pratica, sim o jeito que vai praticá-la.

Exemplo: duas pessoas que estudaram no mesmo lugar, na faculdade ou universidade podem fazer um projeto e execução de uma rede de um condomínio, porém, mesmo tendo os mesmos ensinamentos, mesmo professores, com certeza um se sairá melhor do que o outro. Essa é diferença. É o seu jeito de fazer, é a sua Eficacia! Portanto o que vai pesar não será o eficaz e sim eficacia.

Luciano Francisco dos Santos, graduado em Sistemas de Informação pela universidade UNEST. Facebook: @professorlucianoo. Istagram: www.instagram.com/lufran2.2



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos