Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Curso superior de Radiologia: Estágio Supervisionado



O que é?

No estágio supervisionado em radiologia o discente coloca em prática os conhecimentos adquiridos em todo o curso. Normalmente divide-se em Estágio supervisionado I e Estágio Supervisiona II. As universidades costumam recomendar 1(um) ano de prática em estágio, assim o discente encontra a possibilidade de efetivação e grande prática na área.

A partir de quando posso fazer estágio na área de tecnologia em radiologia?

É necessário discutir com o professor orientador, normalmente a universidade indica um professor que através da reitoria ou pró-reitoria específica se responsabilizará, não apenas pelo contato com as outras instituições, mas também pela orientação com os alunos. O que indico é seguir a grade horária do curso. Normalmente a grade de estágio supervisionado é indicada nos semestres finais, pois o aluno já acumula conhecimento teórico em diversas áreas da radiologia.

O correto é procurar por um estágio sozinho ou aguardar as indicações da universidade?

Aponto aguardar as indicações da universidade. Os locais que recebem os estagiários - nesse caso - contam não apenas com técnicos e tecnólogos acostumados com os estagiários e com maior disponibilidade a nos ensinar as técnicas, como também com os professores do curso que nos acompanham. Após algum tempo de estágio, nos discentes nos acostumamos com as técnicas e as maquinas e desafios maiores podem se apresentar em um estágio supervisionado apenas por técnicos do local. Em meu tempo, a indicação deste tipo de estágio era de procura-lo em hospitais públicos que possuem um fluxo de exames maior, mas para “dar conta do recado” o melhor é já ter alguma prática.

Em relação à dedicação.

Um nível alto de dedicação é exigido. O professor, junto aos técnicos demonstrarão diversas posições radiológicas, essas posições devem ser estudadas de forma incansável, de forma que o estudante esteja pronto a realiza-las, ou indicar a maneira de sua realização em uma próxima oportunidade. Por isso indico atenção total a tudo que será realizado na sala de exames, independente de qual seja a especialidade: Radiografia, ultrassonografia, mamografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e/ou densitometria óssea.

O estágio supervisionado é remunerado?

De forma geral, não. O estágio remunerado faz parte da grade horária do curso, assim como qualquer outra matéria. Assim, o aluno é responsável por arcar com seu transporte e alimentação no local. Em alguns serviços de Radiologia os próprios técnicos e tecnólogos ou até a chefia da área nos convidam ao refeitório, com os “tickets” que são utilizados para acesso. De qualquer maneira essa prática não é regra e sim exceção. O estagiário deverá estar preparado para manter-se no serviço pelo número de horas estipulado.

Do número de horas e relatório de estágio.

A entrega do relatório de estágio deverá ser entregue no setor responsável de sua universidade, normalmente na pró-reitoria responsável ou secretaria acadêmica com a assinatura do chefe da área de Radiologia do hospital. Por vezes se faz necessária a (re) verificação do contrato de estágio pelo chefe do setor no momento da assinatura das horas de estágio. Nesse relatório devem constar as técnicas aprendidas dia-dia. Algumas universidades pedem um relatório complementar que podem ter um modelo de respostas a perguntas, de qualquer maneira é interessante observar às dificuldades que o acompanharam, dessa maneira a universidade poderá melhorar a experiência dos próximos semestres ou quadrimestres proporcionando maior aprendizado, tanto a você, que ainda poderá ter a obrigação estagiar para completar as cargas horárias, ou de seus colegas que iniciarão o processo de estágio supervisionado.

Em relação ao tempo de estágio

Assim como já indiquei neste mesmo texto, o normal a ser indicado são dois semestres, ou para quem curso no período quadrimestral 3 quadrimestres – totalizando um ano para ambos. O tempo varia de universidade para universidade. Normalmente o mínimo requerido são 480 horas, eu realizei 600 horas divididas em 3(três) semestres, sendo 1(um) no segundo ano de curso e os outros dois no último ano de curso.

Conclusão

O estágio em supervisionado em radiologia é necessário para que o estudante coloque em prática todas as técnicas aprendidas em sala de aula de forma teórica. Escolha uma universidade que possua um programa de estágio supervisionado atraente e bem estruturado, apenas dessa maneira você compreenderá seu mercado de trabalho e poderá sair da universidade já com uma indicação de efetivação.

Guilherme Reis, graduado em 2013 pela Universidade Anhanguera.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos