Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Engenharia de Produção: Desenho Técnico



A disciplina de desenho técnico é uma das disciplinas primordiais, essenciais e fundamentais no curso e na vida de qualquer engenheiro de início e de anos de carreira, isto porque os conhecimentos adquiridos nesta disciplina serão levados para o decorrer da vida profissional do engenheiro. Visto que um bom engenheiro deve estar preparado para qualquer ocasião que seja necessário para desenhar alguma estrutura ou um croqui para apresentar rapidamente.

O que é?

A disciplina de desenho técnico é comumente ministrada nos primeiros períodos da faculdade de engenharia, não apenas a de produção, mas em praticamente todos os cursos de engenharia. A disciplina de desenho técnico é responsável por transferir os conhecimentos necessários para que se consiga desenhar e representar da melhor maneira possível estruturas, construções, peças, máquinas, terrenos e etc.

Durante o decorrer da disciplina de desenho técnico são passadas as principais escalas utilizadas em desenhos, aprende-se a como transformar o valor dessas escalas para os valores reais, e como utiliza-las da melhor maneira para que se possa fazer desenhos de forma mais elaborada e de fácil entendimento. Desses desenhos aprendidos durante a disciplina variam de engenharia para engenharia, para engenharia de produção os desenhos são estruturais e de peças de maquinas ou produtos, por exemplo: vista frontal, lateral e corte de peças. Em outras engenharias também se aprende o desenho técnico aplicado a projetos arquitetônicos, como o caso da engenharia civil.

As aulas de desenho técnico são divididas em aulas práticas e aulas teóricas, visto que nas aulas teóricas se aprende os cálculos de transformação de escalas, cálculos de áreas, as normas de como os desenhos devem ser apresentados, como as normas da ABNT, destas normas estão as informações que devem conter nas legendas e como a caligrafia deve estar. Já as aulas práticas da disciplina irão depender muito da faculdade onde o aluno estará estudando, isto pois, no meu curso as aulas práticas eram realizadas na sala de desenho técnico, e os desenhos eram feitos a mão, e utilizando uma ferramenta extremamente necessária para os engenheiros, o escalímetro, uma régua que compunha de seis escalas diferentes para se desenhar, já em algumas faculdades com cursos mais modernos, se dispõe de salas com computadores com programas de AutoCAD instalados para que se possa fazer os desenhos totalmente de forma digital.

Quais as dificuldades?

A disciplina de desenho técnico, como já mencionei, é uma das disciplinas dos primeiros períodos da faculdade de engenharia de produção, podendo ou não ser dividido em duas disciplinas em dois períodos, e uma das principais dificuldades encontradas pelos alunos é o problema que alguns tem em desenhar as estruturas de forma adequada ou desenhar de forma que fique de fácil entendimento, isto para aulas manuais, já em aulas no computador as dificuldades estão nos comandos e manuseios do programa, visto que nem todos os alunos tem boas aptidões no computador, isto ainda mais nos primeiros anos da faculdade.

Para estas dificuldades que são comuns durante este curso, eu sugiro sempre à procura de monitores na faculdade, ou então recorrer a internet, pois existem diversas vídeo aulas e cursos online que podem ajudar bastante o aluno.

Quais as aplicações?

Como disse anteriormente, os conhecimentos adquiridos na disciplina de desenho técnico são levados no decorrer da vida profissional de qualquer engenheiro, para o engenheiro de produção a partir dos conhecimentos que será possível dar vida a ideias de materiais e produtos novos para que se possa fabrica-los da melhor forma, além do mais, em diversas entrevistas de emprego e em provas de concursos público, o candidato é posto à prova sobre seus conhecimentos desta disciplina.

Conclusões

Conclui-se que os conhecimentos adquiridos em desenho técnico serão extremamente relevantes para a vida do engenheiro de produção, pois como se trata de uma das matérias bases do curso de engenharia de produção, é a partir daí que a criatividade e as ideias podem ganhar forma na cabeça do engenheiro, podendo gerar algum projeto inovador que agora terá todas as ferramentas necessárias para poder ser representado ou materializado.

Gabriel Augusto Graduado em Engenharia de Produção



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos