Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Letras: Metodologia do Trabalho Acadêmico



A disciplina que ensina a fazer o trabalho acadêmico de final de curso recebe o nome de Projeto de Monografia na UERJ. Essa é a única matéria na faculdade de Letras da FFP que apresenta passo a passo a forma correta de compor seu trabalho acadêmico. Esse trabalho é o Projeto, que vem antes da Monografia, e as etapas aprendidas são utilizadas de igual forma para estruturar, posteriormente, seu Trabalho de Conclusão de Curso.

O Currículo

Essa matéria apresenta o conteúdo ao mesmo tempo em que pede para que o graduando também produza seu trabalho acadêmico. Ela é a preparação para a monografia, porém antes de chegar a essa etapa o aluno deve construir o seu Projeto de Pesquisa, que é um resumo do que ele pretende abordar em seu trabalho.

O aluno é apresentado às etapas que compõe seu Projeto, que são: Introdução; Objetivo, sendo Objetivo geral e Objetivos Específicos; Justificativa; Referencial Teórico, Programação, contando com a Descrição das etapas e o Cronograma das atividades, por fim, a Referência, incluindo a forma correta de citar um autor, livro ou site.

Também aprendemos as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que direcionam todo o trabalho, desde a fonte de texto que deve ser escrita, como deve ser a capa e até o espaçamento utilizado nas folhas impressas.

• Objetivo:

Oferecer instrumental teórico e prático para o ingresso na pesquisa científica e no trabalho acadêmico a partir da concepção de projeto até a sua formatação final, incluindo a adequação da linguagem escrita ao modelo acadêmico.

• Ementa

Estudo instrumental técnico e prático para preparação e elaboração da na pesquisa científica e do trabalho acadêmico. Estruturação de um modelo simplificado para a elaboração de projetos, voltado à produção científica nos cursos de graduação e pós-graduação. Operacionalização, formatação e escritura de projetos para posterior produção da monografia.

Minha Experiência

A docente que ministrou essa disciplina para nossa turma é uma das mais exigentes da faculdade, mas também uma das mais dedicadas em cada matéria que ensina. Ela explicava durante as aulas a forma correta de fazer cada etapa do trabalho, levando alguns exemplos e pedia para que começássemos a escrever na sala mesmo para que depois pudéssemos aperfeiçoar em casa. A cada parte que estivesse digitada e formatada segundo a ABNT, ela pedia para enviar por e-mail e então respondia com a correção, contendo seus comentários e sugestões para melhorarmos o Projeto.

Nessa matéria também é solicitado que nós procuremos um orientador, que vai guiar com a base teórica da nossa pesquisa e ajudar a fazer o recorte certo para organizar o tema que queremos para o nosso trabalho. E chegar a um ponto específico do que vamos pesquisar é algo demorado. Mas eu tive uma ótima orientadora que ajudou com todas as etapas e enviou bons materiais para eu ler.

Por fim, consegui fazer meu trabalho sem grandes dificuldades, mesmo que aquela fosse a primeira vez que eu estava organizando uma pesquisa acadêmica daquele porte. Mas até conseguir esboçar as palavras adequadas e a melhor forma de descrever a pesquisa é trabalhoso. Porém a docente ajudou nessa parte e, por fim, consegui construir o Projeto de Monografia.

Conclusão

Achei de grande ajuda a professora realmente pegar em nossa mão e auxiliar em cada uma das etapas do nosso trabalho. Muitos entravam nessa turma sem saber o que era ou como compor um projeto de pesquisa e ter todo o suporte durante a composição com certeza fez com que os trabalhos ficassem muito melhores e bem estruturados.

Atualmente não posso dar certeza que o projeto de monografia continua com a mesma docente ou se é agora é feito como a Monografia, que funciona com reuniões e troca de material por e-mail. Mas quando tive essa disciplina aproveitei ao máximo e foi muito útil tudo que aprendi.

Beatriz Ramirez, graduada no curso de Letras Português/Inglês pela UERJ-FFP



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos