Disciplinas de Cursos Superiores

Análises das matérias de cursos superiores escritas por estudantes universitários e graduados das universidades: USP, UFMG, UNIP, UERJ, UFJF, UFOP, UNIFESP, Unigranrio, PUC-SP, UFSC, Fatec-SP, UFABC, UFF, UFPI, ULBRA, entre outras.


Faculdade de Sistemas de Informação: Sistemas Distribuídos



Ao estudar sobre este conteúdo surgiram muitas dúvidas do que seria o sistema distribuído. Será que havia somente a ligação com software ou entrava também o hardware? Algumas dúvidas que foram sanadas ao decorrer do curso e fizeram de forma clara. Abaixo vou contar um pouco de como foi a experiência com esta disciplina.

Sistemas distribuídos conceitos

Quando iniciamos os conteúdos, veio a mente a seguintes pergunta e logo a resposta foi apresentada pelo professor, citando Andrew Tanenbaum, que fala que Sistema Distribuídos é: "Uma coleção de computadores independentes entre si que se apresentam como usuário como um sistema único e coerente". Os computadores pra fazer parte de um sistema distribuído deve se capaz de ser independente de outro computador, podendo assim gerenciar e processar suas próprias tarefas.

Exemplos:

  • A Internet: Tem vários computadores ligados a ela através da rede, e trabalham de forma independente podendo se comunicar a trocar informações.
  • Intranet: Onde temos computadores independentes que se comunicam dentro de uma empresa.
  • Processadores Multinúcleo: Que dividem as tarefas entre os vários núcleos.
  • Computação Móvel Ubíqua: é a capacidade de estar conectado a rede e fazer uso dela a todo momento: notebook, PDA, telefones móveis.

Exemplos Práticos:

Ao serem explicados estas situações, comecei a entender que um acesso remoto é aplicado ao conceito de sistemas distribuídos, assim como a VPN também pode ser aplicada.

E diversos programas que fazem uso do conceito de sistema distribuído como: (Skype, Ammy, Team Viwer) entre outros.

Confusão

Houve em algum momento uma confusão em minha mente, porque foi apresentado na aula o conceito antigo que seria Cliente <-------> Servidor: Neste caso existirá um servidor (super máquina, com muita memória, ótima processador com vários núcleos, e bom espaço de armazenamento) e todas as máquinas dependem dele e trocam suas informações com ele. Em contrapartida o conceito de sistemas distribuídos não depende de um servidor, mais todas as máquinas das redes são independentes.

A dúvida que foi sanada é: Todos os computadores não dependerão de um servidor de internet? Mais a resposta é tão simples: Vou utilizar o serviço somente e não vou precisar de usar nenhum tipo de recurso do servidor. Entre outras explicações passados pelo professor me fizeram compreender melhor.

Benefícios:

Trabalhamos também os benefícios como:

  • Diminuição dos dispositivos móveis
  • Não há necessidade investir em um super servidor, porque os computadores vão ser independentes de um super computador.
  • Data center ou local pra armazenamento deste super computador não será mais necessário, trazendo economia.
  • Segurança de dados não são comprometidas

Projetos:

Dentro dos projetos e atividades usamos as ferramentas comentadas, e pesquisamos as diversas funções que elas disponibilizam dentro do conceito de sistemas distribuídos.

Professores

A experiência conta muito nessas horas, para passar os projetos, as atividades, as explicações e principalmente sanar as nossas dúvidas. Com isso vamos difundindo o nosso conhecimento a quando formos inseridos no mercado vamos com certeza pegar as dicas comentadas em classe para aplicar na área profissional, simplesmente por termos um profissional capacitado nos dando aula e total segurança do que está falando.

Instituição

A instituição deu todo suporte necessário para que pudéssemos desenvolver as atividades propostas. O melhor de tudo que a instituição sempre promove em cada semestre um curso com palestras que muitas das vezes vem a calhar com o conteúdo que estamos estudando e isso é muito bom.

Conclusão

A visão de sistemas distribuídos tende a crescer muito, e as empresas atuais estão caindo de cabeça. E o conceito antigo de Cliente<-----> Servidor que daqui um tempo não será tão utilizado, por alguns. Mas tudo dependerá de que forma a pessoa deseja trabalhar.

Thiago Luiz Américo, graduado na universidade UNASP.



 

Veja também:

CURSOS NAS ÁREAS:

  • Exatas
  • Humanas
  • Biológicas

© 2016-2017   |   faculdades.inf.br   |   Em Jesus Cristo nós confiamos