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Faculdade de Marketing: Psicologia do Consumidor

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Faculdade de Marketing: Psicologia do Consumidor é uma disciplina do curso superior de Marketing.



Psicologia do Consumidor: um novo olhar sobre os clientes

Entender os mecanismos mentais do consumidor. Para quê? Para continuar fazendo dele um consumidor de ciclos ininterruptos. Essa foi a proposta central da disciplina Psicologia do Consumidor, ensinada na pós-graduação em marketing digital. O comportamento deles ao comprar e o elevado nível de satisfação que comprar proporciona no subconsciente das pessoas tem sido mecanismos preciosos para o marketing dá passos ousados na conquista do público.

A disciplina

No curso de jornalismo essa matéria foi ensinada, mas foi no de marketing digital que e a disciplina Psicologia do Consumidor foi ainda mais enfatizada, pois, nada mais atraente para a área de marketing que a conquista de um cliente, ainda mais quando esse método de atração se dá por uma via tão poderosa como a mente.

Com carga horária de 30 horas semestrais distribuídas no quinto módulo da pós, a matéria trouxe ricas dicas de como atiçar o consciente das pessoas, motivando-as às compras e colocar a engrenagem capitalista em franco movimento.

A primeira aula dessa matéria, lembro-me, iniciou a explicação fazendo um apanhando histórico da Psicologia do Consumidor, salientando que esse estudo surgiu dentro de tantos outros na área de Psicologia, além de outros segmentos do conhecimento como Economia, Sociologia e Sociologia, áreas que buscam entender, em tese, como as ações humanas agem diretamente na sociedade, influenciando-a.

O mundo das compras, popularmente conhecido como a sociedade de consumo, tem estudos realizados pela Psicologia do Consumidor para validar quais os “gatilhos” emocionais capazes de atiçar uma pessoa rumo às compras. Essas descobertas fizeram com que a disciplina fosse uma das mais interessantes do quinto módulo da pós.

Foi entusiasmante descobrir que há uma linha psicológica capaz de fazer um simples desejo de consumo tornar-se uma verdadeira obsessão. Com isso, ganha o mundo dos empreendimentos que fatura, e muito, sempre em cima disso.

Os gatilhos mais comentados em sala foram: sentimentos, motivações, necessidades, personalidade e atitudes. Cada um desses pontos, em suas devidas proporções, é primordial para despontar uma marca, empresa ou produto como as do topo na preferência do público.

Desafios

Mesmo graduada em comunicação social com habilitação em jornalismo e pós-graduada em marketing, nunca tive até então a oportunidade de trabalhar no departamento de marketing de nenhuma empresa, o que me fez ficar somente no campo da teoria com esses conhecimentos, porém, tudo que aprendi me somou na descoberta de entender como funciona a mente humana na sociedade de consumo.

Os Gatilhos

Sentimento, pelo que assimilei no aprendizado, é um gatilho psicológico poderoso, até mais que a necessidade, porque o sentimento de satisfação, de desejo saciado, impulsiona mais as compras do que adquirir algo por necessidade.

Personalidade é um gatilho eficiente, pois, traz a tona certas características humanas capazes de ativar o desejo de compra. Se o departamento de marketing de uma perfumaria, por exemplo, tiver conhecimento dos tipos de personalidade de boa parte dos clientes, saberá como criar campanhas para perfumes masculinos, femininos em toque doces, cítrico ou amadeirado e as vendas serão um sucesso.

Necessidade também é um propulsor incrível que a Psicologia do Consumidor considera como aquele que pode ser aguçada por técnicas. O sonho do marketing é transformar desejos em necessidades, mudando o conceito de supérfluo para necessário, no entanto, há a corrente do consumo consciente que trabalha a ideia de se perguntar antes da compra: preciso mesmo dessa aquisição?

As aulas ficaram mais enriquecidas porque sempre eram utilizados exemplos para cada tópico explicado. Com essa metodologia, ficava mais simples compreender as aulas de Psicologia do Consumidor que também era uma das mais didáticas do quinto módulo da pós.

Tudo Cultural

A Psicologia do Consumidor, dentro do marketing, entende que o consumo também é cultural e que cada público participante dessa cultura na condição de crianças, adolescentes, adultos e idosos, tem uma forma de integrar a sociedade de consumo. Uma visão dessa me fez entender que é preciso saber entrar em cada um desses universos particulares, entendendo como funcionam seus mecanismos psicológicos para em seguida compreender os meios para fazê-los consumir.

Conclusão

Desde a segunda guerra mundial, período quando o marketing ganhou ainda mais importância e passou a ser objeto de mais pesquisas, a psicologia deu a sua contribuição para que as técnicas de marketing tenham o êxito da atualidade. Compreender o psique é, sem dúvidas, um caminho interessante para que uma marca, produto ou serviço tenha seu diferencial.

Michelle de Oliveira, Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), na Bahia, com pós-graduação em Marketing Digital pela Universidade Católica Dom Bosco, no Mato Grosso do Sul.



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